Tatus, gatos e cachorros…

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 04 de dezembro de 2009

Contrapeso

Nessa semana vi uma matéria no Mais Você (pois é, acontece nas melhores famílias) sobre um tatu gordo. É isso mesmo, um tatu gordo.Obesidade em animais Aparentemente o pobre animalzinho (zinho?!) era criado em cativeiro por um morador da cidade de Canavieiras, no sul da Bahia, e acabou engordando tanto assim devido à junção de dois fatores:

1. Movimentação restrita, pois era criado num lugar pequeno.
2. Alimentação rica em calorias.

O tatu foi entregue ao IBAMA e está passando por um tratamento para emagrecer baseado na clássica fórmula “dieta-e-exercícios”. Apesar da lei prever a aplicação de uma multa para qualquer um que crie animais silvestres em cativeiro, os fiscais do IBAMA resolveram não cobrar nada do sujeito.

Essa história do tatu-bola (na verdade é um tatu-peba, mas a piada era boa demais…) me fez lembrar de vários bichos gordos que já vi por aí. Um amigo do meu pai tinha um labrador assustadoramente grande. O bicho era tão gordo que, apesar de ser macho, parecia uma fêmea grávida de vinte filhotes.

Uma amiga minha da época de escola tinha um gato que, se não fosse pela cor, teria tudo pra ser o Garfield. O bicho era grande, gordo e absurdamente preguiçoso. Quase deitei sobre ele uma vez, achando que era uma almofada no sofá.

Sei que não tenho moral para falar sobre isso com ninguém, afinal sempre fui gordo, mas será que as pessoas não percebem quando seus bichinhos de estimação estão engordando demais? Se a gordura faz mal pros humanos, imagina só o que faz com os animais…

Hoje em dia já existe até mesmo uma indústria voltada para animais acima do peso, com rações de baixa caloria e equipamentos que ajudam seus pets a se exercitar… é só uma questão de tempo até alguém inventar um vídeo “malhando com seu bichinho de estimação”!

Em vez de encher o seu cachorro de comida ou empanturrar o seu gato com ração enriquecida em ferro, dê atençãos pros seus pets e os cubra de carinhos. Aposto que eles serão bem mais felizes assim.

Fonte: O Globo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Tatus, gatos e cachorros…”

  1. Ricardo Ferro disse:

    Quando alguém me diz assim "você está um gato" (não tem ocorrido com muita frequência, é verdade), eu sempre respondo: "é, estou um Garfield".
    A avó espanhola de um amigo meu tinha um gato angorá que era enorme de gordo. Lembro de uma vez tê-lo visto em cima da cama de casal da velha e ele tomava toda a cama – e eu acho que era uma king size!
    (não me peça pra ser muito coerente, isso já faz mais de 25 anos e a memória tem me pregado peças)

  2. Carolina disse:

    As pessoas deviam ter mais cuidado com os bichinhos. O que faz mal pra gente faz muito mais pra eles. Há pouco tempo um homem na Inglaterra, acho, perdeu a posse do cachorro pois ele mantinha o peludo obeso e ele acabaria morrendo. E morre mesmo. A cachorra de uma amiga que ganhava muitos doces da dona teve um problema de fígado e morreu com uns 6 anos. Aqueles graciosos cães salsichinha não podem engordar de jeito nenhum, senão a coluna não aguenta o peso e eles podem até perder o movimento das patas. Isso que dá manipula-los geneticamente.

  3. Sabrina Mix disse:

    Pois é, Edu, pura falta de respeito e amor aos animais.

    Tenho um gato que pode ser considerado fofinho, mas ele é bem maior (em comprimento) que a média dos outros gatos, então ele é somente forte. Mas meu irmão tinha uma cadela que quase não andava de tão gorda. Socorro! Acho um absurdo criar cães e não levá-los para passear. Cachorros precisam de exercícios constantes.

    Beijos e sucesso!!!

  4. The C disse:

    Nossa, não sabia desse tatu, não, mas Canavieiras é aqui pertinho G.G
    Meu cachorro é bem magro, come pra c*ralho, mas é bem magro, tudo questão de exercícios…Absurdo!
    Abraços.

  5. Litha disse:

    Não sei como alguém consegue deixar um bicho gordo desse jeito. Pra mim é muito simples que eles não podem comer comida de gente e devem comer ração. Compro ração especial pra gatos castrados pros meus dois gatos e eles são de tamanho mediano e saudáveis. E isso que dou comida sempre que eles pedem.

  6. laura disse:

    nossa temos que ter cuidado poia os gatos e outros animais podem ficar gordos e balofos

  7. petescadas disse:

    Olá pessoal, cães e gatos obesos são muito ajudados com o uso de escadas e rampas. Obesidade e o avanço da idade criam novas necessidades para nossos animais. http://www.petescadas.com.br pode ajudar em muito a subir e descer de móveis sem provocar machucaduras e lesões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *