Ração humana emagrece?

Maira Moraes
@maira_moraes

02/03/2010 - 24 COMENTÁRIOS

A ração humana deu o que falar. Muita gente quis saber o que é e como fazer. O Papo de Gordo foi atrás dessas respostas para os seus leitores. Os posts bombaram e, no primeiro dia de publicação, receberam mais de 5 mil visitantes cada um.

Entre os comentários e mensagens enviadas, alguns novos questionamentos surgiram e, mais uma vez, fomos atrás das respostas. Confira:

Ração humana emagrece?1. A ração humana emagrece?

Grande parte dos veículos de comunicação que abordaram esse assunto, trouxeram depoimentos dos nutricionistas alertando que, primeiramente, o que faz com que alguém emagreça é uma matemática que todo mundo sabe: uma alimentação com menor quantidade de calorias do que aquela que se gasta nas atividades diárias.

No caso da ração humana, como ela é uma mistura de cereais integrais e sementes, torna-se muito rica em fibras – o que ajuda a dar uma maior sensação de saciedade e faz com que a fome demore mais tempo a aparecer. Assim fica mais fácil de fazer com que a equação “comer menos calorias do que se gasta” funcione na prática.

2. Usar a ração humana para substituir refeições emagrece?

Não é aconselhável fazer isso! Substituir uma refeição diária (café da manhã ou jantar, por exemplo) por leite/iogurte/frutas/vitaminas com a ração humana pode ser perigoso. O emagrecimento saudável não é fruto da restrição e/ou diminuição brusca de alimento. Na verdade, é resultado de um controle equilíbriado da alimentação ao longo do dia.

3. Então… a ração humana engorda?

Como ainda há muito improviso e várias receitas, a ração humana não é padronizada. Cada pacote comercializado apresenta fórmulas e composições diferentes, por isso é preciso tomar cuidado.

Uma porção pode variar de 120 a 180 calorias. Por isso, não se deve abusar. Duas colheres de sopa da mistura por dia pode ser um bom complemento alimentar, principalmente para o café da manhã e o lanche da tarde. Sem esquecer, claro, de controlar a quantidade de calorias que se come nas outras refeições.

Ração humana ajuda a regularizar o intestino?4. A ração humana auxilia no funcionamento do intestino?

Outro ponto de alerta com relação à grande quantidade de fibras da ração humana: ao mesmo tempo em que isso auxilia no funcionamento do intestino, pode fazer com que algumas pessoas sofram com a irritação em suas paredes, prejudicando a absorção de nutrientes.

Quem tem intestino solto também deve evitar a mistura, pois a quantidade de fibras pode fazer com que o problema se agrave.

Para não ter o efeito inverso, ou seja, ficar com o intestino preso, é preciso tomar muito líquido, para que todas essas fibras tenham água suficiente para absorver.

5. Existem restrições para o uso da ração humana?

Grávidas, hipertensos e diabéticos devem estar atentos aos perigos da ração humana. Isso porque algumas receitas trazem ingredientes como cacau, guaraná em pó e açúcar mascavo.

————————

O Jornal Hoje fez uma reportagem alertando sobre os perigos da ração humana, sem deixar de lado as vantagens também. O legal da imparcialidade é isso: deixar na mão do telespectador a decisão sobre usar ou não a mistura.

—–

Fontes:
Conheça a ração humana, que ajuda a emagrecer
Nutricionistas alertam para os perigos da ração humana
Ração humana: vale a pena experimentar?

Série mitos: ração humana emagrece
Ração humana, a fórmula caseira que emagrece até 8 kg

Leia Também

Comente no Facebook

24 respostas para “Ração humana emagrece?”

  1. @jojonerd disse:

    Meus parabéns por explicar as coisas tão direitinho Dona Maira! =D
    Eu, pessoalmente, detesto esse nome RAÇÃO! Parece que somos cachorros…. Quando fiz nutrição, já a quase uma década, já existia isso e se chamava multimistura. O que eu acho um nome muito mais adequado.

  2. Carolina disse:

    Pelo que vi essa "misturinha" não é algo pensado para emagrecer, mas para melhorar o funcionamento interno das pessoas e aumentar a quantidade de vitaminas e nutrientes ingeridos. Parece meio coisa de dar para criança desnutrida. Para incorporar em um regime eu tiraria todas as partes doces, e acho que ficaria terrível.

  3. Estanislau disse:

    Comecei a usar semana passada, e o que notei foi que aumentou e muito minhas flatulências. Passo o dia inteiro soltando puns e não consigo controlar. Isso é normal?

  4. Fábio "D disse:

    Muito boa a reportagem, Maira. Parabéns!

  5. Sandra disse:

    Raçao humana e demais

  6. TK disse:

    Minha mãe comeceu a tomar isso ai por indicação de uma tia minha, nem tenho vontade… mas se funcionar mesmo que seja necessário um controle rigído do consumo de água diário, animo muuuuuuito.

  7. geici disse:

    queria saber se tomar com leite integral engorda?

  8. valtoni disse:

    NAO TENHO DO QUE RECLAMAR, POIS APESAR DE TUDO COM OS MEUS 42 ANOS JÁ EMAGRECI 9 KG EM APENAS 01 MES,DE TODAS AS DIETAS QUE FIZ ESSA É A MAIS SAUDAVEL RECOMENDO COM ALGUMAS RESSALVAS PRINCIPALMENTE QUEM TEM DIABETES OU É HIPERTENSO.

  9. Marta Peregrino de M disse:

    Comecei hoje a comer a ração humana, fiz em casa, medi tudo rigorosamente, mas tenho minhas duvidas se emagrece mesmo, 2 colheres de sopa tem mais calorias do 1 fatia de pão light com fibras. Alguem me ajude! Quero emagrecer!!

  10. Claudia Rodrigues disse:

    Gostaia de saber se essa ração sendo tomada com leite e depois das refeições ela engorda mesmo. Isso é verdade?

  11. michelle disse:

    como vc fez usando essa racao me diga por favor o que assimilou a ela

  12. juliana jv da silva disse:

    gostaria d saber c quando emagrece se perde gordura e musculo tanbem e q eu malho e tomei para perder gordura emagrecir mais gostaria de sab3er se nisso perdir musculo

  13. ida silva disse:

    a ração humana emagreçe???,como devo o zala?

  14. Daniela disse:

    Por acaso alguém já calculou, de acordo com o Vigilantes do Peso, quantos pontos tem as 2 colheres de ração humana?

  15. Inushi disse:

    Daniela, os pontos variam de acordo com a marca! A que eu uso é a Nutrilen da Sanavita, onde 2 colheres = 1 ponto

  16. rodrigo disse:

    cara 1 vez que entro neste site e vi que as coisas são muito bem explicada, muito bom este site

  17. juca batista disse:

    Antes de fazer uso da ração humana, é preciso buscar ajuda de um especialista na área da saúde, acompanhamento médico é muito importante.

  18. Erica Lamara disse:

    Adorei esta reportagem, e comecei a tomar hoje esta ração vou testar por uma semana…………………..deposi conta a vcs… adorei este site ele é maravilhosooooooooooooooo

  19. Alexandra disse:

    Eu tomei e consegui emagrecer 13 kg!
    De manhã e a noite,batido com alguma fruta,leite desnatado se quiser adoce com adoçante.Pois existe ração q já vem com açucar mascavo!
    Me reeduquei em relação a alimentação!
    Pratico exercícios diariamente e bebo bastante agua!Isso tudo acelera o metabolismo!
    Recomendo!
    bj e boa sorte!

  20. Alexandra disse:

    De preferencia pela manhã e a noite!

  21. livia disse:

    tomar duas vezes ao dia faz mal ? são duas colheres de medida para um copo de 250ml e se eu tomar 2 vezes serão 4 colheres por dia sera que faz mal????

  22. [...] – COMENTAR Tweet Você ainda está usando ração humana para tentar emagrecer? Bah, isso é muito velho! A onda agora (pelo menos até inventarem outra) é [...]

  23. karina disse:

    muito interessante vou comecar tomar .Hoje estou com 87 kilos daki 15 dias vou dar meu depoimento.só preciso saber a quantidade devo tomar aguardo resposta!!!!!bjs

Deixe uma resposta

 


Desenvolvido pelo Cientista da Web