Rocambolândia

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 28 de abril de 2010

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Eu adoro rocambole. É uma das guloseimas que eu posso comer todo dia sem enjoar. Apreciar aquele parente do bolo enrolado com uma generosa porção de doce de leite me deixa muito feliz. Por isso posso garantir que visitei o Paraíso no interior de Minas Gerais.

Estou falando de Lagoa Dourada, cidade que poderia muito bem se chamar Rocambolândia se esse nome não fosse feio pra diabo.

Não estou exagerando. A cidade é pequenininha, mas na rua principal há várias lojas vendendo rocamboles com os mais variados recheios, fazendo jus ao título de “terra do rocambole”. Eu precisava conhecer esse lugar e aproveitei que fui de carro para Belo Horizonte (cujas experiências contarei numa coluna futura, já que prioridade é prioridade) para encarar a estrada até Lagoa Dourada.

Estacionei o carro na tal rua principal e fui visitar as lojas de rocambole. Imaginei pedir uma “provinha” do doce em cada uma, torcendo para que o pessoal fosse simpático e desse um pedacinho diante da minha cara-de-pau. Pra minha surpresa, não apenas eles ofereceram sem eu precisar pedir, como a primeira “provinha” foi uma fatia muitíssimo bem servida de rocambole com doce de leite que quase me empanturrou (minha noiva quase desistiu de me acompanhar nas “rodadas” seguintes).

Em outra loja, deram pedaços um pouco menores, mas isso foi compensado porque me ofereceram três fatias de diferentes recheios: chocolate, maracujá e doce de leite com passas. Mal terminava a segunda, já jogaram mais três sabores. Tive que pedir pra pararem ou não conseguiria experimentar nada nas demais lojas.

Por fim, depois de estar com a barriga devidamente cheia de rocambole (e o que é melhor: sem ter gasto um centavo sequer para comê-los!), elegi uma das lojas para comprar as “encomendas” (metade pra mim, metade pra dividir entre eu, família e amigos). Saí com o carro abarrotado de rocamboles baratinhos, feitos na hora e acondicionados em caixas bem bonitinhas.

Detalhe: Tudo isso em pleno domingo! As lojas funcionam todos os dias da semana até bem tarde! É ou não é o Paraíso na Terra?

Momento Cultural

Os rocamboles fazem a fama de Lagoa Dourada desde que Miguel Youssef (que, justamente, dá nome à rua principal da cidade) passou a vender rocamboles uma vez por semana, como sobremesa em seu botequim.

Em 1965, quando os filhos de Miguel já haviam assumido os negócios, um deles, Paulo Miguel, resolveu criar uma caixa especial para a venda dos rocamboles para os viajantes que passavam pela cidade. Até então, o rocambole era só mais um dos doces do então Bar e Hotel Glória, mas a ideia fez sucesso e aumentou a procura pelo rocambole “para viagem”.

Paulo Miguel morreu em 1975 e sua viúva, Simone, precisou vender o bar. Porém, em 1981 ela conseguiu dinheiro para abrir o Bar e Restaurante Rocambole. Dois anos depois, seu filho Ricardo Youssef teve a ideia de colocar placas pelas estradas que levavam à cidade anunciando “O Legítimo Rocambole”, o que atiçou o apetite dos turistas mais esfomeados e acabou estimulando outras pessoas a abrir várias lojas para também vender rocamboles.

Receita do “Legítimo Rocambole”

Essa receita está nos folhetos da loja mais antiga da cidade. Se alguém fizer, pode me mandar uma “provinha” que eu digo se está à altura do original ;)

Ingredientes:
– 6 ovos
– 125 gramas de açúcar
– 125 gramas de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento químico (pó Royal)

Preparo:
– Bater bastante os ovos com o açúcar em batedeira.
– Juntar a farinha de trigo com o fermento e mexer com colher de pau.
– Cobrir uma assadeira com papel-manteiga.
– Colocar a massa por cima do papel-manteiga e levar ao forno em temperatura média.
– Rechear conforme o gosto individual.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

21 respostas para “Rocambolândia”

  1. Carolina disse:

    Quando fiz minha roas trip para as cidades históricas mineiras parei nessa cidade só para comer rocambole. Muito bom mesmo.

  2. @jojonerd disse:

    Hummmm Essa história ta me dando fome!

    Só não conta pra sua nutricionista tá? rsrsrs =D

  3. Tamara Ka disse:

    Sabe porque eu você e todos nós estamos com vontade de comer rocambole? Por causa do @ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tem lugares que, em vez de arroba, ou at, esse sinal é conhecido por strudel. Bem, e para nossos padrões, nossa memória afetiva…é o rocambole!

  4. mislaine disse:

    É isso ai, acabei de chegar em Sampa, passei a metade das minhas férias em Minas.
    E sem deixar de trazer alguns rocamboles de Lagoa Dourada na mochila, e vou comer uns pedaços agora, porque o trem é bao mesmo!!!!

  5. juliana disse:

    eu adoro rocamboli de lagoa dourada ,ja morei ai ,e namorie com um rapas que tem o apelido de tiuca se vc conhecer mande um abraço ele mora no bairro casimba filho da maria irmao do beto

  6. Mariana Azevedo disse:

    Olá!!! Adorei o texto, muito obrigada por divulgar Lagoa Dourada com seu rocambole. Sou dessa cidade maravilhosa que alem de rocambole esconde muitas atraçoes. OBS: FESTA DO ROCAMBOLE de 17 a 19 de SETEMBRO de 2010!!! Venha participar!!!

  7. Ana Paula disse:

    Parabéns !!!!!!!!

    Muito legal sua matéria sobre Lagoa Dourada e seus rocamboles , a cidade é mesmo divina , muito bem servidos , higiene e qualidade em primeiro lugar . Sempre que possível passo e dou uma paradinha só para deliciar dessa fantástica guloseima , simplesmente divina . Além do Rocambole os móveis da cidade são belíssimos preços ótimos e qualidade inigualável , vale a pena conferir .

    Abração e até a próxima.

  8. Fernanda disse:

    Gostei demais de seu post. Você relatou de forma muito engraçada a passagem de um turista em minha cidade. Realmente é isso que acontece. Mas às vezes as pessoas só passam experimentando os diversos sabores e vão embora sem comprar nada.

  9. luciana disse:

    Gostaria de entrar em contato com algumas padarias que poderia me fornercer rancomboles para que eu possa revender.Luciana

  10. Wagner disse:

    Oi,

    Gostaria de saber se existe alguma loja que venda rocambole diet em Lagoa Dourada.

    Obrigado

    e-mail: [email protected]

  11. Melina disse:

    ahhh ótimo post! indo pra Minas, vou anotar o note da cidade!

    amo rocamboles, certamente eles são a evolução dos bolos!

  12. Paulo disse:

    Adorei o post… estive em Lagoa Dourada neste domingo, nunca tinha passado por lá, entao resolvi para e fazer um lanchinho!!! Nunca comi tanto rocambole.. sem contar com as provinhas de todos os sabores que fazemos!! Muito Bom!!! Recomendo que todos passem por lá!

  13. De disse:

    O rocambole do Carlinho é bom d++++,é o legitimo rocambole!!!!!

  14. De disse:

    Compre o famoso rocambole de lagoa dourada,é feito com o delicioso doce de leite inhapím.Eu Garanto é o melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Admilson disse:

    Moro em bh e a cada 15 dias vou comprar o famoso rocambole em lagoa dourada,fale com o carlinho ou a mirtes são gente boa d+++++++!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. roberto ricciardi disse:

    OLÁ A TODOS OS ADORADORES DE ROCAMBOLE COMO EU. EU AMO VISITAR O PARAISO DOS ROCAMBOLES, INTITULADA COMO ROCAMBOLANDIA, VIAJO DE MUITO LONGE SÓ PRA SABOREAR AS DELICIAS DESSE LUGAR MARAVILHOSO, RECOMENDO A TODOS.

  17. márcio petronio disse:

    gostaria de saber se existe algum revendedor do rocambole de lagoa dourada em belo horizonte. se afirmativo, qual o telefone e/ou endereço. agradeço a informação.

    • Lucio Luiz disse:

      Até onde eu sei, quando visitei a cidade fui informado que só existe representante em São João Del Rey. Mas não tenho como dar certeza.

    • O Legitimo Rocambole disse:

      Temos nossa pagina no FACEBOOK e estamos entregando em BH toda sexta feira.
      Ai vao os telefone para encomendar.

      31 32622282 ou 31 92207636

      Rua Pernambudo 1408 Lj2 Savassi.
      Lembramos que nao temos de pronta entrega, so por encomenda.

      Um abraco,

      O Legitimo Rocambole de Lagoa Dourada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *