Papo de Gordo confere as delícias do Comida Di Buteco em Salvador

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 30 de maio de 2010

Comida Di Buteco em SalvadorAtenção gordinhos e amantes de uma boa comilança e que são moradores de Salvador, Goiânia e Rio de Janeiro!!! Tem um festival gastronômico rolando pertinho da casa de vocês. Quem vive na capital baiana tem até 20 de junho para provar os 31 tira-gostos inéditos criados para a edição 2010 do Comida Di Buteco. Aqueles que estão nas outras duas cidades terão mais tempo para se deliciar: até 27 de junho.

Clique aqui e conheça os botecos participantes em Salvador, Goiânia e Rio de Janeiro.

Crica Schirmer “O Comida Di Buteco tem o objetivo de resgatar e valorizar a culinária de raiz, dar visibilidade aos micro-empresários do setor e fazer com que as pessoas conheçam um roteiro urbano de gastronomia alternativo e de extrema qualidade, fora dos grandes bares, restaurantes e casas noturnas”, explica Crica Schirmer, guia da Caravana do Batom, uma das inúmeras ações do projeto, da qual participei na tarde de sábado.

Minha missão era simples: visitar três botecos; degustar e dar notas para os tira-gostos concorrentes; e avaliar a temperatura da bebida, atendimento e higienização do local. Paralelo a isso, também provamos os pratos que estão participando de concursos  de receitas, um com Doritos e outro com maionese Hellmann´s. Chato, não?  :-)

Nessa aventura, tive a companhia das amigas @gabcruz e @alicedelemos, além dos seguidores do Twitter, que responderam minhas mensagens e comentaram as fotos postadas.

Tour gastronômico no bar A Venda Começamos pelo A Venda, onde nosso passeio gastronômico nos levou através das delícias do Frango à Doritos e da Costelinha defumada.

Assim como os outros três botecos escolhidos para a Caravana do Batom, A Venda é capitaneado por uma mulher: Neide Rodrigues da Silva. Ela conta que esta é a terceira vez que seu estabelecimento participa do Comida Di Buteco: “Primeiro, concorremos com nosso carro-chefe, a maniçoba. No ano seguinte, criamos um prato com carne de fumeiro. Agora, estamos concorrendo com a costelinha defumada”.

Depois de insistirmos muito, Neide nos contou sua arma secreta para ganhar o concurso de tira-gostos este ano… A FAROFA!

“Normalmente, as pessoas fazem com cenoura ou banana. Para surpreender os clientes, resolvemos juntar os dois ingredientes e deu muito certo”, comemora.

Provamos e aprovamos os tira-gostos do boteco A Venda.

E para provar que vale a pena passar por lá e conferir, veja estas fotos que vão te deixar com água na boca:

Bar das MeninasA segunda parada da nossa Caravana do Batom foi o Bar das Meninas, comandado há 15 anos pelas irmãs Suelane, Cláudia e Célia, junto com a prima Sandra Rocha.

Esta é a primeira vez que as quatro simpáticas cozinheiras de mão cheia participam do projeto Comida Di Buteco. E engana-se quem pensa que elas chegaram de mansinho.

As meninas pegaram o carro-chefe de seu cardápio, o arrumadinho, e deram uma turbinada, acrescentando Doritos, milho verde e ervilha. Nasceu assim o Arrumarito! A receita foi então inscrita no desafio proposto pela marca dos salgadinhos, que é uma das patrocinadoras do evento.

Para o concurso “oficial” de tira-gostos, elas fizeram a deliciosa rabada à couve manteiga, cuja receita tem ingredientes secretos. Claro que fui investigar e, numa conversa de pé de ouvido, Suelane me revelou: “Colocamos maionese no tempero, para incorporar melhor o sabor na carne. Também acrescentamos cachaça para dar um toque especial”.

Assim, elas também inscreveram o prato no outro concurso, feito pela Hellmann’s. Espertinhas essas meninas, não acham?

Mesmo quem não gosta do prato ou acha a rabada uma comida muito pesada não resistiu. Quer um conselho? Não resista também! Dê uma passada por lá e prove.

Caravana do Batom no Bêco da RosáliaPara finalizar a Caravana do Batom, fomos até os Barris provar as delícias preparadas por Conceição dos Santos, no Bêco da Rosália. Sim! O nome da proprietária é esse mesmo.

“Muita gente acha que eu sou a Rosália, mas, na verdade, eu fui babá de seus filhos. Depois da morte dela, em 2003, os rapazes resolveram montar uma pizzaria aqui. Há dois anos eu assumi os negócios, mas mantive o mesmo nome”, explica a cozinheira que participa pela segunda vez do Comida Di Buteco.

Nossa penúltima aventura agastronômica do dia foi um delicioso crepe Nacho do Sertão acompanhado de Doritos. Conceição conta que no preparo do recheio foram usados carne seca, creme de leite, tomate seco e queijo coalho. Huuuuuuuuum!

Já no concurso “oficial” está inscrito o misterioso Debaixo dos lençóis. Quem pede, recebe uma pequena travessa de cerâmica coberta com uma folha de couve. Para decorar, bananas gratinadas.

Claro que todo mundo fica curioso para saber o que vai encontrar ali por baixo! O mistério é logo revelado: feijão verde e costelinha de porco defumada. Uma tentação!!!

Depois de viver todas essas deliciosas experiências, posso dizer que vale muito a pena sair do circuito “tradicional” de bares e restaurantes e procurar nos botecos os melhores tira-gostos da cidade.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

8 respostas para “Papo de Gordo confere as delícias do Comida Di Buteco em Salvador”

  1. @gustavopereira disse:

    Quase tudo tem doritos. xD

  2. Camila Téo disse:

    Mais… Maira que coisa triste de verdade isso, rapaz só de olhar da uma fome danada. Ainda bem que hoje é dia do Baião de Dois aqui em casa…
    Tudo muito bonito e imagino que estava delicioso hein?
    Será que a receita ganhadora do evento vai entrar aqui no site para que possamos fazer em nossas casas (aqui em SP por exemplo?)
    Um abraço

  3. vou experimentar as comidas que eu como com doritos e vou ver como vai ficar

  4. Marcelo chobas disse:

    Eita so tem trem gostoso ,,,,que delicia hummmmmmmmm.

  5. Mariza Sales disse:

    Os pratos parecem mesmo ser deliciosos…Fiquei com água na boca… Minha nora preferida em todas as fotos está um charme!

  6. MARILÉIA disse:

    Para nós que já conhecemos as delícias do Bar das Meninas, desde 1998, nem precisamos experimentar.

    Humm, já sabemos que é um arraso!!

    Parabéns, adoramos vê-las novamente.

    Muito sucesso e sáude!

    Léia e Alê.

  7. Vivacqua disse:

    Qualquer coisa que leve ervilhas é suspeito, mas que deu fome deu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *