Ressonância magnética mostra gordura entre órgãos vitais

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 02 de junho de 2010

Ressonância magnética mostra onde a gordura está localizadaOnde você tem mais gorduras acumuladas? Talvez uma simples olhada em frente ao espelho, ou um daqueles testes e cálculos que os nutricionistas fazem, não seja suficiente para responder a essa pergunta. Sendo assim, que tal fazer um teste em um aparelho especial de ressonância magnética, que permite captar imagens do corpo inteiro de um paciente? Com esse exame, é possível visualizar com clareza o depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.

“Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade”, explicou à BBC Jimmy Bell, chefe do grupo de imagem metabólica e molecular do Imperial College, em Londres.

Com o objetivo de dar uma mãozinha a especialistas em obesidade que estão lutando para desenvolver uma metodologia para ajudar seus pacientes na lutar contra o problema, o Medical Research Council britânico financia um estudo que foi iniciado há dez anos. De acordo com a pesquisa, combinando o conhecimento sobre a genética, a distribuição da gordura e o estilo de vida do paciente, o médico poderá sugerir menos mudanças de hábito e medidas mais eficazes para ele perder peso.

De acordo com a pesquisa, deve-se prestar atenção na gordura que está instalada em partes do corpo como abdômen, joelhos, pés, pescoço e bacia. Isso porque ela pode incentivar o surgimento de problemas como câncer, artrite, infertilidade, depressão, dificuldades de locomoção, dores de cabeça e varicose, entre outros.

Apesar de concordarmos que o tal aparelho será muito útil na vida dos gordinhos, infelizmente, além do desafio médico e tecnológico, ainda é preciso vencer uma batalha: o preço. Ainda de acordo com a notícia da BBC, o ideal é que pacientes obesos façam o acompanhamento com seus médicos, devendo ser pedida ao menos uma sessão de ressonância por ano. Não resta dúvida de que isso pode pesar no bolso!

————

Fonte: Aparelho ajuda cientistas a ‘enxergar’ gordura dentro do corpo

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/04/100428_gordurascanml.shtml

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Ressonância magnética mostra gordura entre órgãos vitais”

  1. Pois eu testei o equipamento e a imagem do meu resultado está lá embaixo no post ;) http://www.christiangump.net/gumpices/aparelho-qu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *