Unesco declara que culinária mexicana é patrimônio da humanidade

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 20 de agosto de 2010

Desde o início do mês, o México se tornou o primeiro país a ter sua culinária reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para preservar expressões culturais como saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

A candidatura foi apresentada pelo Conservatório da Cultura Gastronômica Mexicana com o argumento de que a cozinha local manteve sua identidade intacta desde suas raízes pré-hispânicas. O título abrange desde os ingredientes clássicos, como milho, feijão, abóbora e pimentão, até os sabores atuais, influenciados pela colonização europeia.

O México já havia tentado transformar sua cozinha em patrimônio da humanidade em 2005, mas não conseguiu. A proposta vencedora foi apresentada em 2009 e abre a possibilidade de que outros países que já apresentaram candidaturas de suas gastronomias tradicionais, como França, Croácia e Peru, também consigam ser reconhecidos pela Unesco.

—–

Fontes:
La cocina mexicana, Patrimonio de la Humanidad

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Unesco declara que culinária mexicana é patrimônio da humanidade”

  1. […] Uma coisa eu lhes digo: Na minha modesta opinião, os mexicanos tinham coisas muito melhores para comemorar. […]

  2. […] Fonte: Papo de Gordo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *