Os perigos da cirurgia bariátrica

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 17 de setembro de 2010

Um dos momentos mais tensos que enfrentei para passar pela cirurgia bariátrica, foi quando precisei ler e assinar um documento declarando que estava ciente de tudo que poderia dar errado. E cá pra nós, era muita coisa!

Enquanto lia sobre os problemas que poderiam acontecer durante o procedimento e depois, já com o estômago reduzido, me lembrei que as bulas de bariatricaremédio também são assim. Repletas de informações tão assustadoras que te deixam na dúvida se aquele medicamento vai te prejudicar mais do que ajudar.

Assinei o documento, fiz a cirurgia e tudo correu bem. Não tive nenhuma das complicações mais sérias e precisei me adaptar às limitações que a minha nova vida me trouxe. Coisas simples, mas que definitivamente mudam nossa rotina.

Na semana passada, entalei durante um almoço com amigos e deixei todo mundo preocupado, achando que morreria ali, diante deles, no meio do restaurante. Já tive um dumping complicado durante uma aula na faculdade e meus alunos não conseguiam entender porque eu estava suando frio e tremendo depois de ter comido apenas um chocolate.

Complicações existem. Sempre. Algumas pessoas, como a Lara Fernandes, são ‘forçadas’ a se tornar vegetarianas porque não conseguem mais ingerir carne normalmente. Outras, transformam a sua compulsão por comida em vício por bebida, drogas ou jogo. As estatísticas sobre gastroplastizados que se tornam alcóolatras são assustadoras.

Nessa semana me deparei com o caso do britânico Tim Daily que pesava 150 kg antes de redução do estômago, perdeu quase a metade disso mas atualmente não consegue mais comer sólidos e sofre com dores constantes. Apesar de não ser um padrão, esse tipo de coisa pode realmente acontecer.


Na época em que ainda frequentava os grupos de apoio de gastroplastizados (sim, isso existe), conheci uma menina que havia operado há mais de dois anos, estava magra e se dizia feliz, mas não conseguia ingerir alimentos sólidos. Ela tinha uma dieta formada basicamente por líquidos e pastosos, além de uma ou outra fruta de vez em quando.

Antes de tomar a decisão de fazer a redução de estômago, é muito importante entender todos os prós e contras da cirurgia bariátrica, procurar um médico competente e seguir suas orientações à risca. Fazendo isso, as chances de ter surpresas indesejadas caem drasticamente.

Além disso, é preciso estar ciente que a nossa vida muda rapidamente e se a mente não acompanhar o corpo, o processo será mais doloroso e traumático. Temos de aprender a comer devagar e em menor quantidade de uma hora pra outra sob a pena de sentir dores insuportáveis e um mal estar difícil de descrever.

Não me arrependo de ter feito a redução de estômago, mas eu sabia os riscos envolvidos e o que iria acontecer comigo depois da cirurgia. Se você pensa em operar, meu único conselho é: informe-se. Aprenda tudo que puder, pergunte tudo que quiser e tire as suas dúvidas de uma vez, pois depois da gastroplastia pode ser tarde demais.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

292 respostas para “Os perigos da cirurgia bariátrica”

  1. Tiane disse:

    otimo depoimento!
    também fiz cirurgia bariátrica (em 2007) e com certeza se faz necessário todos os acompanhamentos, principalmente após a cirurgia. Porque aí que tá o pulo do gato: muita gente nao sabe lidar com as mudanças e pira, para de se cuidar e ai que acontecem os problemas..
    parabens!

  2. Simone disse:

    Ótimo post Edu. Minha irmã é gastroplastizada, e há pouco mais de 1 mês já fez a primeira plástica, operar depois dos 40 é phoda, as pelancas são implacáveis e pra quem pesava 148 e perdeu quase 70 a plástica é necessária. Com relação às mudanças na vida, vejo em casa pouca ou quase nenhuma mudança com relação aos hábitos no que se refere aos alimentos em si, o que mudou foi a quantidade, ela come de tudo. Sou psi, e fiz alguns cursos relacionados ao assunto, inclusive uma pós em Educação em Saúde e minha tese foi sobre obesidade mórbida, cirurgias e afins. O que percebo é que as pessoas que conheço que têm sérios problemas com a ingestão de certos alimentos, principalmente carne, tiveram um mau acompanhamento da nutricionista, esta história de ficar 1 mês apenas no líquido é coisa do passado, hoje as equipes já entenderam que o paciente tem que ir mudando a consistência dos alimentos de 7 em 7 dias, assim quando entra no primeiro mês com sólidos a mudança foi gradual e o organismo aceita na boa, mudanças bruscas de líquido pra sólido faz o organismo rejeitar, aí vem entalos, vômitos e afins. Também tem os "prequiçosos", tenho um amigo que viciou em mastigar a carne tirar o caldinho e cospir, fazia isto quando ainda não podia comer carne e acabou ficando preguiçoso depois, tem preguiça de mastigar mesmo, o resultado disso são deficiências e mais deficiências nos exames de sangue. E o principal, tem que ter acompanhamento psicológico, porque quem come demais está trocando o que falta por comida, logo quando não puder mais comer na quantidade imensa de antes vai buscar outra coisa pra suprir agora sua dupla carência, aí pra cair no alcoolismo e/ou uso de drogas é um pulinho.

    • Luciane Aparecida Vieira disse:

      Oi, Simone!

      Fiz Cirurgia Bariátrica no dia 23/03/2012.
      Fiquei na UTI dias 23, 24 e 25/03 (sou coronariopata), no dia 26 fui para o quarto e à tarde me liberaram para vir para casa.
      O que estou achando estranho é que enquanto TODAS as pessoas com quem conversei antes saíram do hospital mais magras em no mínimo 5 Kg, eu saí dom 3 Kg a mais.
      Existe alguma possibilidade de pessoas resistentes a este tipo de cirurgia emagrecedora?
      Você sabe me dizer se isso é mais normal que anormal?
      Agradecerei qualquer esclarecimento sobre isto.
      Em tempo: faço acompanhamento com cardiologista, nutricionista e psicóloga.
      Grata.
      Luciane.

  3. ROSANGELA disse:

    BOA NOITE FIZ CIRURGIA BARIATRICA A 6 MESES,E ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM ,COMO DE TUDO UM POUCO…NUNCA ME ESGASGUEI E NEM NUNCA VOMITEI ,NÃO SINTO ENJOOS NADA.FOI A MELHOR COISA Q EU FIZ.ESTOU COM 66 KILOS (PESAVA116) E ACHO QUE O MAIS IMPORTANTE É TER CONSCIENCIA QUE PRECIAMOS SEMPRE DE ACOMPANHAMENTO MEDICO,PSICOLOGICO…O ESTOMAGO FICA PEQUENO MAIS A CABEÇA CONTINUA DE GORDO.PARA QUEM DESEJA FAZER TEM Q SE INFORMAR MESMO POIS DEPOIS NÃO TEM VOLTA.

    • elena disse:

      minha mae fez a cirurgia,e ela esta com poblema de pressao e ela nao sabe se pode sim ou nao tomar o remedio da pressao
      sera q o remedio vai fazer mau?

    • Fátima Ribeiro disse:

      Oi Rosângela, gostei muito do seu comentário você falou pouco mais falou tudo, foi direto. Gostei, eu era magra entrei em menopausa precoce com 36 anos dai entrei no processo de ter que fazer dieta. Resumindo eu pesava 52 o máximo era 54 agora estou com 82kg ja tentei vários tratamentos mais não me acertei com remédios para emagrecer. Ja fui em clinicas de emagrecimentos e nada, porque na verdade também tem que tomar remédios, la descobri que tenho também hipotiroidismo e também fiz a 2 anos esterectomia total. Enfim e eu só vou engordando o meu caso é que eu não aceito ter engordado me cinto uma baleia de gorda tenho l.59cm. Ontem fui ao médico e ele falou que se eu tivesse 4kg a mais ele me operava porque eu ja estou no grupo de risco, tomo remédios de pressão e sou fulha de diabéticos, enfim essa é a minha história. Você pode me ajudar quem sabe com um conselho seu? Abraços.

      • Gracieli disse:

        Vc esta disposta a fazer a cirurgia ? Se estiver engorde os 4 quilos , quem ta na chuva é pra se molhar… Vc já esta com 82 kg oque é mais 4… Tudo acaba dando certo !

    • CLÁUDIA CASTRO disse:

      OLÁ, LI SEU COMENTÁRIO E GOSTEI MUITO. ESTOU PESANDO 120 KG, TENHO 1,64 E ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM FAZER A CIRURGIA BARIÁTRICA. PESEI 60 KG A VIDA INTEIRA ATÉ TER 0 SEGUNDO FILHO E ENGORDEI SEM PARAR. HOJE ESTOU HIPERTENSA E COM HIPODIREOITISMO E GLICOSE 118. ESTOU TROCANDO IDÉIAS COM PESSOAS QUE FIZERAM PARA ME AJUDAR A TER CORAGEM DE FAZER. CONTO COM VC. ABRAÇOS CLÁUDIA

      • Helena Iglesias disse:

        OLá, eu fiz a cirurgia faz 12 dias, estou me sentindo super bem.Eu tinha muito medo d fazer, pensava sempre no pior. Pedi opinião d varias pessoas q ja tinham feito,mas isso só me deixou mais indecisa. Primeiro passo foi procurar um bom médico, pediinformaçoes,depois, entreguei nas mãos d Deus.Deu tdo certo.

        • claudineia disse:

          ola helena,o meu caso e quase igual ao seu,estou com todos exames na mao. mais ainda indecisa em fazer ,tenho muito medo do pos operatorio,tenho 90kg e tenho pressao altao que faco me ajudem por favor

          • EDNA disse:

            olá estou a fazer os exames para a cirurgia , graças a deus estão todos dando normais , tenho 1,59 já cheguei a 113 kilos , hj encontro me com 101 , a minha está marcada para dia 04/11/2012 estou muito confiante , ainda tenho muitos exames e laudos a conseguir , mas está tudo encaminhando bem e vai dar tudo certo ….

        • christiane lima disse:

          oi helena…
          e como vc está hoje,me conte tudo estou pensando fazer a cirugia já fui até o medico mais estou com muito medo e meu marido não que quer eu faço ele está com medo de eu fica pior e morre.estou com 110 kilos e estou cansada de ser gorda…me ajude

        • rita de cassia disse:

          estou me sentindo assim tb

    • ALESSANDRA disse:

      Irei fazer dia 13.03…estou muito ansiosa e peguei uma gripinha…será que consigo

  4. Katie disse:

    Boa noite, fuçando na net vim parar aqui por acaso, mas o assunto me chamou a atenção, estou obesa, faz tempo q penso em enfrentar uma cirurgia, mas nunca fui atrás, agora to com isso na cabeça faz tempo e estou procurando plano de saúde e me informando com as pessoas q ja passaram por esse processo. Minhas duvidas são muitas, gostaria de saber quais os tipos de cirurgia p obesidade existem? qual a mais comum? a menos arriscada? qual plano de saude cobre esse tipo de cirurgia? onde posso encontrar mais informaçoes sobre redução de estomagos e cirurgias semelhantes p obesidade?? Agradeço desde ja qualquer informação.

    • isabel disse:

      olá vi que vc quer mais informações sobre gastroplastia tbm sou recem gastroplastizada e te aconselho a entrar no orkut na comunidade de gastroplastia ali tdas suas dúvidas podem ser esclareciads pq os participantes anda mais são que próprios gastroplastizados,tem muitas outras comunidades sobre esse tema entra e se informe de tdo bjsss

    • Michelle disse:

      Olá Katie.

      existe muitos sites na internet sobre os tipos e técnicas da cirurgia bariatrica. Eu fiz tem 1 mes, estou ótima. Estou fazendo acompanhamento psicologico e até o momento tenho me mantido focada que preciso mudar de hábitos alimentares.
      O que te recomendo. Procure um médico (de confiança e referencias) que faça a cirurgia bariatrica, anote todas as suas dúvidas e pergunte a ele. São os médicos as pessoas ideias para te passar informações.O tipo de cirurgia que fiz foi a By pass em Y de Roux por videolaparoscopia e sem anel. Foi eu quem a escolhi sob a orientação do médico. Além de ser mais saudável eu queria ter qualidade de vida, ou seja, nao queria ter tantas restrições com a alimentação e nem passar mal tendo frequentes vômitos. A técnica por vídeo é boa pq vc fica sem grande cicatriz. Vc fica com 6 furinhos minimos´, é menos que 1 cm.
      Eu passei um ano me decidindo pela cirurgia. Antes, eu me informava muito, lia tudo… sites seguros da net, livros, artigos científicos. Como era diabetica e hipertensa, percebir que não tinha qualidade de vida, logo a cirurgia é uma saída. Leia muito. Procure um médico, nutricionista, psicologo… a sua família deve te dá todo apoio, sem eles a coisa complica muito.
      Toma cuidado com as “receitas” da internet. Sei que muitos tem boa intenção, mas é necessário ouvir um médico. No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica vc encontra muitas informações seguras.
      Essa é uma cirurgia de alto risco, por isso a cabeça tem q acompanhar todo o processo de mudança.
      Boa sorte e se precisar de mais informações fique a vontade. Beijos

  5. Tulio Bambino disse:

    Eu operei em dezembro de 2008, mantenho um blog sobre pensamentos insanos e conclusões sobre meu caminho nesta fuga. Bem, seu post resume o q eu penso sobre o processo. Eu estava com Brutal IMC maior q 50, no meu caso era operar ou ser posto no porão do meu prédio pois o contrato de serviços de manutenção dos elevadores queriam me impedir de usa-lo,piada mórbida de um obeso mórbido.
    Enfim no meu caso a decisão era fácil, mas eu hj em dia digo q seria melhor ter tido a reeducação alimentar sem precisar mutilar o buchão. Hj eu fico estufado com duas empadinhas, sou quase vegetariano tbem, como peixes de vez em qdo.
    Tenho receio de comer na rua, nunca arrisco nada fora do repertório de comidas conhecidas qdo acompanhado, nunca fui tão comportado com o comer. Hj em dia quase 2 anos de operado, as coisas fluem melhor, mas as vezes passo mal, geralmente qdo não respeito meus limites e encaro aquela garfada extra. O resultado é mal estar.
    O balanço é positivo, compro roupas em qquer lugar, passo transparente na multidão, as atividades físicas me deixam disposto e atento a coisas q antes não poderia fazer, gosto de fazer trilhas e fotografar.
    Enfim, sem a gastro eu teria morrido ou hj moraria num porão.
    Valeu rapaziada de peso! Opção e conhecimento só te beneficiam com conhecimento. Perguntar e ler fazem parte deste processo. Fui.

  6. Litha Bacchi disse:

    Vou bater nessa tecla incansavelmente: vício por comida existe, é um vício comportamental e só pode ser tratado com PSICÓLOGO E PSIQUIATRA, muitas vezes necessitando de remédios que reduzam a ansiedade. Não adianta nada reduzir o estômago e continuar com o comportamento compulsivo…

    Não condeno a redução de estômago, mas condeno a realização da cirurgia sem acompanhamento psicológico, o que acontece com muita gente. Além disso, pessoas com um sobrepeso não tão alto acabam se submetendo à cirurgia em um momento onde ela faz mais mal do que bem. Cirurgia bariátrica é coisa séria e deve ser indicada para casos severos de obesidade, e não ser distribuída feito doce por aí

    • Marina disse:

      Com esse comentário, só faltou dizer que as pessoas são gordas porque são preguiçosas e que a coisa mais facil do mundo é emagrecer. é super simples (e até a vejo tirando algum regime dessas revistas de fofoca de $1,99).

      Desculpe-me, mas a obesidade é muito sério e deveria ser tratada com a mesma seriedade. faço regime desde os 9 anos de idade e hoje, com 33, nunca consegui ser magra. Tirando as dietas malucas, já fiz todo tipo de acompanhamento – nutricionista, tomei diversas drogas existentes no mercado, fiz tratamento psicológico e sempre pratiquei exercício, mesmo com sobrepeso e nunca tive problema algum desses mais conuns à obesos.

      Apenas ainda não consegui ficar magra.

      E em relação à psiquiatra, a únuca vez que conversei com um ele tentou me convercer que eu era depressiva pois não conhecia nenhum gordo que se sentia bem (o que é o meu caso). beirou o ridículo esse comentário, mas problema dele e dos infelizes que se "tratam" com ele.

      • Fanny disse:

        Apesar de pouco embasada a colega não está errada ao dizer que distribuem a bariátrica feito doce.

        Vejo muitas pessoas engordando pra fazer essa cirurgia com apoio do endócrino. Isso é palhaçada!

        Por outro lado, penso que assim como pessoas nascem coloridas, e com diversas alturas, há tb as que

        nascem gordas e magras. Eu nasci gorda, e isso faz parte da minha vida. Eu simplesmente me amo.

        Eu me acho linda! Me acho competente, trabalho muito bem. Não tenho nada contra mim. Nem o fato de

        eu ser gorda me incomoda. Creio que estamos passando por uma fase de não aceitação como os negros

        passaram. Na época falaram todo tipo de asneira querendo diminuir as pessoas que não eram maioria

        dentro de um grupo seleto.

        Hoje como a maioria é negra, temos os brancos querendo dar uma de negros. Asquerosa atitude.

        Não condeno quem faz a cirurgia, acredito que são pessoas que se importaram tanto com as pressões

        externas que acabaram ficando doentes, ou seja, transformando seu biotipo em morbidade. Essas pressões externas vem da TV principalmente, onde a atriz gorda é sempre ou palhaça, ou sozinha, ou mal amada, ou filha da puta, ou coitadinha pobrezinha olalá. A magra é sempre a "osa". Além da TV

        tempos os médicos que se vc chega gripada (exagero), a culpa é da sua gordura. Como se a medicina

        fosse eficiente ou desenvolvida com base apenas para magros.

        É nesse ponto que as pessoas precisam de psiquiatra (de qualidade). Para entender pq não são

        respeitadas e tratadas com decência.

        • Marilda disse:

          Acho que é uma triste comparação… veja bem, ser negro não mata… ser obeso sim!!! E o pior: além de matar aos poucos, faz sofrer!!!! Sabe como fica o fígado de quem tem infiltração de gordura? Sabe como ficam as artérias? Sabe como ficam as articulações? E a coluna? Além disso, tem todo o fator estético que leva qualquer gordo ao ridículo… o mundo foi feito para os magros infelizmente! Cirurgia bariátrica não é para quem quer perder dez quilos… nem ser gordo é estar dez quilos acima do peso. Cirurgia bariátrica é para quem precisa, para quem está doente. Nenhum médico competente opera uma pessoa que precise perder alguns quilinhos!!!! Achei o seu depoimento bastante preconceituoso, pois sempre que vejo uma gordinha em uma novela, não a vejo como uma palhaça, mas como alguém feliz!!Penso que o correto é não julgarmos ninguém e não determinarmos se é certo ou errado fazer a bariátrica, cada caso é um caso e o médico é que vai dizer se a cirurgia deve ser realizada. Ninguém é gordo porque quer. Se a gordura atrapalha a saúde, é hora de resolver. Se a gordura atrapalha a mente do indivíduo, é hora de resolver. Quem sempre foi magro nunca vai entender! E tem muita gente com três quilinhos a mais que fica dizendo que está gordo… Ah! Fala sério!!!!

          • Fanny disse:

            Triste? É só estudar um pouco de história pra enxergar que ser negro matava sim no passado. Era motivo de linchamento e de afirmações de superioridade, sem falar que ser era esteticamente feio também nessa mesma época. Quantos negros não puderam servir ao país pq negros não "enxergavam no escuro"? Quantas vezes o judeu, o chinês foi considerado motivo de piada, doentes da Ásia… É só estudar história.

            A mesma coisa acontece com os gordos hoje. O biotipo da pessoa é diferente, é maior, e ela sofre tanta discriminação que se transforma em depressão ou complexo, fazendo com que ela coma mais e mais, transformando seu biotipo em doença (obesidade mórbida). Alguns comem menos e menos e tb são vítimas de doenças(anorexia). Está tudo na mente. E não julgo quem faz a cirurgia, como já disse anteriormente, apenas digo que há outros caminhos. Quando estava mais gorda, fui ao médico pra tratar um furunculo e o animal disse que era pq eu estava gorda (minha vizinha magra teve 13). Aí ele disse vc tem que fazer uma bariátrica. Aí eu respondi: e se eu fosse magra, de qual órgão eu teria que abrir mão pra não ter mais furúnculo? O imbecil não teve resposta.

            Agora… Triste foi vc dizer que o mundo foi feito pros magros. Isso foi uma diarréia verbal e mental. Sou o que sou! E o mundo é meu. Se a medicina não avançou pra cuidar de mim, incompetente é ela. É por causa de comentários assim que pessoas se suicidam, e outras matam. É o preconceito que produz Hitlers. É preconceito que adoece as pessoas não a comida.

            Não discrimino que faz. Mas se EU fizer vou me dar um atestado de incompetência. Além do mais eu emagreci 20kg quando eu mandei o mundo à merda e me aceitei como eu sou. EU ME AMO, EU ME BASTO. Agora só falta perder 40kg, mas não tô nem aí!

            • Marilda disse:

              Eu defendo a cirurgia bariátrica e acredito que ela pode melhorar a vida de muita gente que precisa. Eu estou 40 quilos acima do que devia pra ter uma saúde legal, não coloco a estética nessa história porque mesmo estando gordinha, me acho linda! Vou fazer a bariátrica e acredito que a medicina está aprendendo a tratar da saúde de gente como eu… É preciso dar tempo a eles, também ainda não encontraram a solução para a Aids. Penso que precisas aprender a interpretar melhor o que os outros escrevem (dizem)… Talvez tenhas estudado História demais e interpretado de menos: a cor negra não causa a morte por saúde!!!!!! Foi disso que falei!!!!! Pessoas que não se aceitam, geralmente são revoltadas e não aceitam que uma moeda possa ter dois lados. Devias parar um pouco para pensar antes de fazer comentários como o que você fez. Quem é que está sendo preconceituosa quando diz que gordinhas fazem papel de palhaça nas novelas? Acho que o médico que te atendeu foi infeliz ao colocar a culpa na gordura, talvez o recado que ele quisesse te dar fosse outro!

              • Claudia Alcantara disse:

                Fanny, vc está fazendo uma miscelânia. Leia mais, se informe! não venha com idéias pré´concebidas! vc ainda está na era do gordinho feliz?? e a saúde?

            • paula heydrich disse:

              Olha , me desculpe falar mas, nunca vi tanta besteira junto! Com certeza tu és uma pessoa infeliz, não existe este papo de ser feliz com a obesidade, doenças, falta de fôlego, não existirem roupas decentes para os gordos, e carregar todo o peso! Acredito que tu não consegue emagrecer, deve ter um grande medo da cirurgia e daí vem aqui avacalhar com ela! A cirurgia sim, é uma solução para aqueles que já tentaram de tudo, inclusive tu, e não conseguiram!Uma ferramente que vai te ajudar a conseguir o que tu não consegues sozinha. Só te liga pois tu tem medo ou sei lá o que, só não me venha com este papo de sou gorda e sou feliz que não cola, e fica aí colocando pilha contra e falando uma imbecilidade, que tu sabes bem que é, que é esta de que se o obeso mórbido quer ele emagrece! Em tempo> Nunca ouvi tanta idiotice na minha vida como esta de que ser negro matava, o que matava eram os pensamentos imbecis e preconceituosos , como este teu,destes racistas!

          • Joyce disse:

            Marilda
            Não mudaria uma ‘vírgula’ do que disse, perfeito !

        • roberta campos disse:

          acho vc problemática, não se trata da beleza, disposição, competencia no trabalho, mas de saúde, futuro, vc deveria reler sobre o assunto e entender o tema…

          • Glaucia disse:

            Olha, eu sou gorda (obesa) e estou me preparando para a cirurgia, mas até uns 2 meses atrás pensava assim como vcs. Que me bastava, que o mundo era meu. Até me deparar com a realidade. Ser obeso não é escolha. Mas ficar de bem comigo mesmo e com o mundo isso sim é escolha! Não sejamos hipócritas ninguém gosta de ser gorda. E o preconceito existe sim em todos os setores.

        • Andreia disse:

          Sou obesa e passei minha vida inteira tentando emagrecer. lembro dos meus 14 15 anos que ja era a menina de pernas grossas. Também sou realizada em minha profissão, tenho um marido que é maravilhoso e de certa forma tento aceitar essa minha condição. Mas por vivenciar isso tudo é que digo que por mais bem resolvido que for o problema da obesidade ela ainda é um problema. Quem não gosta de usar uma roupa e se sentir bem, ou ir a qualquer loja e conseguir comprar a roupa bonita que viu e não ter que levar pra casa aquelas roupas sem forma e sem charme que é as que sobram para os obesos. Isso ainda tem o problema e os riscos para a saúde.

        • Luciane Aparecida Vieira disse:

          Fanny: boa noite!
          Te admiro!!!
          Tudo o que vc disse acima é a mais pura verdade.
          Eu, infelizmente, não suportei as críticas que me seguiram desde que engordei mais de 40 Kg e cheguei a pesar 112Kg, após infartar com 37 anos (época em que meu peso era 70 Kg e as pessoas já me chamavam de gorda, me comparando a dois air bag’s quando iam me abraçar…)
          Ou seja: eu não era uma pessoa nem próxima do grupo de risco na época que infartei… mas os Kg adquiridos não consegui diminuir e isso, juntando ao sério problema cardiológico que tenho, me levaram à co-morbidade relacionada à obesidade…
          Na última sexta feira, dia 23/03 eu operei…
          Pra te ser sincera eu não estou feliz.
          Talvez após uns 6 meses eu consiga me enxergar de verdade novamente…
          Beijos em seu coração.
          Desculpe-me pelo desabafo.
          Carinhosamente,
          Luciane.

      • rita de cassia disse:

        adoreiiiiiiiiiiiiin

  7. marta disse:

    precisa baber ms sobre cirugia bariatrica.

  8. Fui na última consulta com anestesista antes da cirurgia hoje e ele me disse que risco a gente tem até comendo, pode engasgar e morrer, opero dia 29 desse mês e particularmente nao tenho medo nenhum, vou operar com bons medidos e tal isso trás mais confiança, mas a minha falta de medo nao anula os cuidados que tenho que ter.
    Otimo post cara

    • Alex Fernandes disse:

      Filipe, vou operar na próxima segunda-feira dia 09 de Maio de 2011, quais dicas você me dá para o pós operatório, a cirurgia que vou fazer é a modelo BYPASS…

      Estou naquela anciedade pré operatória, meu peso hoje é 116kg, minha altura é 1,75.

      Grande abraço, e que venha essa nova vida, pra melhor…

      Alex Fernandes

      • Cara, acho que a manha é relaxar, fiz a minha cirurgia tem 6 meses, já perdir 46 kg,

        o legal, é vc saber que a partir da agora vc nao vais sentir mais fome saca?

        e nao ficar querendo comer a vida mais,

        é dificil mas vc dorme gordo acorda magro :D

  9. claudia disse:

    eu preciso e quero fazer essa cirurgia bariatria mais confsso que morro de medo queria saber mais sobre ela primcipalmente os riscos

  10. carol disse:

    oi eu gostaria de falar com alguem sobre a cirurgia, existe algum site sobre isso?
    nossa eu adorei o seu depoimento !!!!

  11. Maria Lúcia disse:

    Olá
    Fiz gastroplastia já há 3 anos. Cerca de 1 ano e meio atrás iniciei minha carreira alcoólica!!!!! Tinha muito prazer em beber, principalmente destilados….uma vez que bebida não tranca no estomago e ainda dá uma barato legal….. Só que acho que extrapolei nas expectativa e hoje me vejo como uma alcoólatra compulsiva, que não tem a menor vontade de comer…só beber…. e isto está sendo um problema!!!!!!!!Não sabia que a cirurgia podia ter estes efeitos colaterais! Quase morro de preocupação! Estou em terapia com um especialista em dependencia quimica, mas pouco tem me ajudado. Nem sei mais o que fazer….. Preciso que alguém converse comigo e entenda o que estou sentindo!"!!!!!! Abração

  12. schiphol .-. disse:

    Nossa..tudo isso é tão complicado.
    As pessoas que condenam a cirurgia bariátrica geralmente são pessoas magras, e que sempre foram magras…Só pessoas gordas/foram gordas sabem a dor que é, e a tristeza que se sente quando é ridicularizado por causa do peso…ou entao se olhar no espelho e ver que aquela pessoa que está ali não é quem você gostaria de ser.A cirurgia é um passo mto importante, e deve-se estar preparado para ela.É importante ler e pesquisar tudo que puder sobre o assunto, tirar dúvidas com o médico, etc.
    Fiz minha gastroplastia há 1 mês…E realmente é muito complicado
    xD
    acho que o primeiro mês é o pior..shaushuahs
    tive mtas dores, e pra ajudar, ainda tive uma distenção muscular na barriga! Fiquei no hospital por um tempo e tomando mto medicamento…
    Mas não me arrependo de ter feito a gastro.
    Apenas a cirurgia não faz com que vc tenha consciencia do que precisa ser feito, é necessário muita disciplina e auto controle…
    mas a gente vai aprendendo aos poucos e se adaptando!
    :)

  13. Aparecida F Lauriano disse:

    Boa noite,
    Fiz a cirurgia em 20/05/2009, fui feliz, estou otima pois hoje peso
    59kg, digo a todos que querem fazer se informem sobre o assunto pois e
    dificil, mas todo sacrifio valeu a pena.bjs

  14. Carol disse:

    Oi Gordinhos sarados, rsrsrs
    Eu estou com imc de 47 e sou obesa mórbida embora não pareça, vou fazer a cirurgia bariátrica, mas gostaria muito de conversar com alguém, tenho tirado muitas dúvidas mas tenho um pouco de medo da cirurgia, principalmente agora que está bem próximo ao dia de fazê-la. Gostaria muito de saber qual o modo menos arriscado e menos brusco dentre outras coisinhas. Valeu, beijinhos

  15. Ana Cláudia disse:

    Olá… Gostaria muito de uns conselhos de vcs que já fizeram a cirurgia… Não sou obesa morbida, até pq meu IMC é 34, abaixo do permitido..Mas sou gordinha… Cansei de dietas, remedios, se sentir culpada em comer certas coisa… enfim cansei. Fui a um especialista e com autorização aceitaram fazer a cirurgia. Mas a minha unica preocupação é emagrecer muito, p minha altura tenho que emagrecer 25 kg.Já soube que pessoas que não precisam emagrecer muito tem mais complicações.. é verdade??? Bjsssss

    • aMANDA disse:

      bom dia ! tenho 35 anos 1,65 e 99 kilos meu imc deu 38 cansei de fazer dietas nao aguento mais, então decidi fazer a cirurgia e fui autorizada ja, pelo convenio e meu médico Dr. Marçal rossi ja marcou minha cirurgia p dia 111011 e vi que sua historia é parecida com a minha nao tinha tanto p emagrecer poderia me retornar dizendo si foi uma boa escolha p vç tb si vive bem hoje .

      obg

      aguardo

      Amanda

      • Carine disse:

        Eu fiz há 3 anos. Tive excelente orientação nutricional e psicológica, oq ue ajudou muito nas dificuldades posteriores e anteriores a cirurgia. Caso queira bater um papo sobre o assunto, me coloco a disposição. Não em um blog ou forum, porque mais confunde que ajuda quem quer fazer ou quem já fez recentemente.

  16. PAULO HENRIQUE disse:

    Vou fazer a cirurgia semana que vem e estou um pouco ansioso. Nao estou com medo, pois sofri um acidente a 2 anos e meio atraz e quase fiquei paraplegico. Foi um ano de recuperaçao, passando por reaprender a andar, cadeira de rodas, etc, e um ano de fisioterapia, todo dia. Acho que nao vai ser tao dificil me acostumar depois da cirurgia. Tenho medo sim, de cirurgia plastica, nao sei pq. Meu IMC é 44 e sei da necessidade da cirurgia para o meu bem estar. Conversei com mais de 15 pessoas diferentes que fizeram a cirurgia e apenas um me falou que teve problemas. Mas foram problemas psicologicos. Acho que estou preparado, pois estou desde janeiro fazendo acompanhamento psicologico. Acho muito importante, principalemente com pessoas especializadas no assunto. Estou confiante nos profissionais a que me submeti o tratamento e aqueles os quais vao me operar. Espero poder dar o meu depoimento aqui depois da cirurgia.

  17. Liene disse:

    Olá, ja fiz tds os exames e ia fazer a cirurgia agora em novembro, mas consegui um trabalho por 2 meses e adiei para janeiro pq não tenho grana p comprar as medicaçoes e o que vai me ajudar é esse free que consegui. Meu receio é os problemas psicologicos, mas tenho muita fé no Deus que eu creio e sei que com ajuda da minha famiia abaixo de Deus e meu maridão sei que passarei pela prova dando Glorias a Deus. Pesquisem e tirem tds as duvidas c seu medico pq nada é facil. Mando noticias!!! Boa sorte a tds!!!!

  18. Romiria disse:

    Boa noite querido eu estou com minha cirurgia marcada pra dia 17/01 agora.Vou ser muito sincera estou com um pouco de medo,mas, acho q isso e normal.Se eu fizer a cirurgia corro risco e se nao fizer tambem.Resolvi encarade frente essa opcao que Deus me permitiu.Espero que corra tudo muito bem.Boa sorte de noticias.

    Bjs

    Romiria

    • Gisele disse:

      Em pesquisas vim parar neste site, pois a um ano me preparo para fazer a cirurgia, e chegou a hora da decisão!! Como vi que seu post foi este ano, gostaria de saber como vc está, já passado quase um ano. Como foi o pós operatorio?

  19. ELIANE disse:

    Ola estou operada a um ano e tres meses estou otima perdi 50 quilos hj sou uma nova mulher .Sou muito feliz.bjusss.

  20. melissa disse:

    1,64m 89kg…tenho 32 anos e sempre fui gordinha.

    Não me submeto de jeito nenhum a essa cirurgia. Não a estudos a longo prazo, não se falam da deficiencia de absorção de vitaminas, o q é mto ruim para as mulheres, por causa do risco de Ostioporose.Vc estara mudando a fisiologia do seu corpo, e não sua mente! Gordo pensa como gordo, come com os olhos, não adianta apenas diminuir o volume do estomago, mas tem q cortar as calorias tb, senão tomando leite condensado, ou refrigerante todo dia, vc volta a engordar.

    Essa cirurgia hj virou modinha, tenho 3 amigas q estão em fase de "engorda" só para atingirem o IMC pra cirurgia. Conheço 2 pessoas q apos 5 anos, engordaram de novo e ja pensam e re-fazer!

    A cirurgia deveria ser mto mais criteriosa, existem sim pessoas que estão a beira da morte e essa acaba sendo a unica opção.

    Qdo se trata apenas de 10, 20, 30kg da pra eliminar SIM se re-educando.

    • juci disse:

      qndo vc tiver mais de 110kg e tiver dificuldades para se relacionar andar dormir vc posta de novo seu comentario.

      agora concordo quem precisa perder 25kg fazer cirurgia é loucura

    • Plinio disse:

      Melissa,

      Concordo com a opinião da Juci. Voce tem iMC de 33, e não pode ser considerada uma obesa morbita, ao contrario das maiorias das pessoas que postam aqui,como eu. Este problema não é somente estético, como voce pensa!! A maioria das pessoas com IMC morbito, tem outros problemas que vem acompanhado com a obesidade, e que podem apenas estar no começo como os meus: Hipertensão, Gastrite aguda, gordura no pancreas e no figado e que pode virar uma doença terrivel como a cirrose. Fiz acompanhamento com um edocrinologista muito competente aqui na minha região que até me indicou para cirurgia, pois consegui seguir a risca seus regimes por um ano e emagreci 14kg, porem não consegui mante-los e nem continuar emagracendo, pois a obesidade não deixa voce praticar exercicios normalmente para perda maior de calorias e consequentemente emagrecer, pois dão dores nas pernas, força os joelhos e podem aumentar os riscos em outras areas.

      Faça uns "montes" de exames a qual me submeti para fazer a cirugia, e verifique se realmente voce precisa ou não fazer a cirurgia. Caso a resposta seja negativa, faça como eu a alguns anos atras e seja uma gordinha feliz!!!

      Abraços a todos, e minha cirurgia é esta semana, torço para tuda dar certo como varios posts.

      Plinio Daniel

      • Fabiana disse:

        EU ESTOU COM 106 KG TENHO 1.58 CLARO QUE TENHO ONDICAÇÃO PORÉM QDO COMECEI O TRATAMENTO COM A ENDÓCRINO ELA ME PEDIU PRA EMAGRECER 10% DO MEU PESO ( NA EPOCA ERA 102KG) AO CONTRARIO ENGORDEI 4 KG E NÃO CONSIGO EMAGRECER,ACONTECE QUE SÓ DURMO SENTADA HÁ MAIS DE 1 ANO,TENHO APNÉIA,ELES NÃO QUEREM ME OPERAR PQUE NÃO CONSIGO EMAGRECER. A QUEM RECORRER? OQUE FAZER? SINTO QUE VOU MORRER COMO PAPAI COM 110 KG,HIPERTENSO PQUE ELES NÃO QUEREM ME OPERAR

        • juliana moreira disse:

          olá querida,tenho 25 anos..tenho 1,58 operei no dia 6 de fevereiro de 1012,hoje fazem 13 dias que estou operada…quando comecei a preparação pré operatória estava com 106 quilos…só consegui emagrecer um pouco com ajuda de subtramina e fazendo caminhada…lógico que não contei pro médico que tava tomando rémedio para emagrecer,mas sei lá tem horas que os fins justificam os meios…bom agora já operada em 12 dias já emagreci 8 kilos…estou otíma,não sinto dores…e estou certa que tomei a decisão certa de operar..pq só quem é gordo sabe o que é ser estar GORDO!Não desista…bjus Juliana

    • Paula Ganem disse:

      E muito fácil criticar…se Vc se aceita como gorda maravilha! Todos os problemas que eu tinha estavam relacionados a minha ansiedade, nunca me aceitei gorda não tinha gdes problemas relacionados com a obesidade mas já estava chegando lá, então engordei 6 kilos para fazer a cirurgia (detalhe engordei apenas parando de tomar a sibutramina que já fazia uso há mais de 10 anos). Hj tenho 6 meses de operada e sou a mulher mais feliz do mundo! Na verdade as vezes fico até preocupada pq n sinto absolutamente nada…como de tudo. Enfim, recomendo a cirurgia desde que seja com um bom cirurgião…e os problemas que a tristeza e ansiedade podem trazer podem ser bem maiores do que outras doenças.

    • Fanny disse:

      Vc tem toda razão. Tenho 1,70 e 123 kg, 36 anos. Eu precisaria emagracer 60Kg no mínimo, para ser considerada magra. Como já disse não condeno quem faz a cirugia, mas essa cirugia veio pra uniformizar a sociedade que não vale a pena, pq discrimina o que não compreende, e não aceita a diversidade. quer criar barbies.

      A maioria das pessoas estão se mutilando pra se amarem ou para serem amadas. Isso é muito triste.

      Outro dia uma colega magrinha me perguntou do nada na frente de todos do meu trabalho pq eu não fazia uma bariátrica!kkkkkkkkkkkkk. Pensei e disse: Pq não sou feia e burra como vc! Posso me dar ao luxo de ser gorda pq sou realizada pessoal e profissionalmente. Ela no entanto, tem que levantar as mãos céu por ser magra, de outra forma ninguém a acharia interessante.

      • Fernanda disse:

        não é bem assim.
        Também me acho linda gorda, sou bem resolvida, mais não é por isso que vou continuar sendo gorda. Tem que ver a questão de saúde. Pode ser que não tenha problemas relacionado a obesidade agora, mais não se sabe no futuro. è muito melhor prevenir do que remediar, não achas?
        As pessoas não devem generalizar, e devem também pensar antes de falar.

      • paula heydrich disse:

        Ah tá bom né??????? hahahahaah pelo amor de Deus, ao menos assuma que esta condição não e deixa feliz e realizada! Esta ciurgia foi feita para quem realmente precisa, que são os obesos, não é para criar barbies, até pq ela emagrece para a saúde! VocÊs deveriam se ligar antes de vir aqui mentir que a condição de gordo não lhes atrapalha e te deixa feliz da vida!Isso eu posso te garantir, não existe gordo feliz!

        • deia disse:

          Concordo, NÃO EXISTE GORDO FELIZ…
          Cansei de ser ponto de referencia, motivo de piadas, perder oportunidades na minha vida… Porquê a sociedade não aceita as pessoas obesas, olham pra nós com olhar de condenação.
          Estou fazendo os exames,em cada consulta onde encontro pessoas operadas com relatos positivos fico mais confiante. Quero Saúde, quero viver melhor e porque não ficar mais bonita.
          Se tudo der certo opero nesse semestre! E vai dar certo.

    • Elena disse:

      é muito facil falar que essa cirurgia virou modinha ,será que vc ja não está com problemas por ter esse peso? eu sou gordinha também e sei os problemas que estou passando tanto de saude como de preconceito … e dou a maior força as pessoas que optaram pela cirurgia .. so não fiz a minha ainda porque cuido de outras pessoas da familia que precisam de mim no momento…

    • jakeline disse:

      então poq ñ perde peso ,se é tão facil p vc , poq vc sta gorda com 89k poq ñ vai para os 65 ou 70k é facil falar

    • Carine disse:

      Concordo em parte. É necessária muita orientação PSICOLÓGICA e NUTRICIONAL antes de fazer. Sou contra ao processo de engorda sim, mas não a cirurgia. Porque a Osteoporose, mesmo quem fez a cirurgia, pode, em um complemento de vitaminas e calcio, ser prevenida e nao terá nenhum problema. Tomo fórmula com cálcio até hoje, tenho mais de 30 anos e fiz a cirurgia há 3 anos. Nunca tive nenhum problema. O Processo após a cirurgia jamais deve ser esquecido. Perdi 42 quilos, que mantenho sem sacrifícios e sem ter engordado mais do que três quilos, que pode ser perdido depois muita facilmente.

  21. katia disse:

    estou com consulta marcada para ir ao cirurgião amanhã , estou com muito interesse em fazer a cirurgia , não sei se vai rolar… vai depender do parecer do médico, mas estou cansada de ser gorda meu imc é 39, e a cada dia que passa engordo mais, estou com fortes dores na coluna , pernas e me canso facilmente até uma pequena caminhada é dificil para mim !! As pessoas que falam que consiguimos emagrecer se re-educando, não passaram pelo que passamos… já tentei de tudo.. Embora esteja com muito medo do que possa acontecer pois tenho 2 filhos pequenos, vou tentar por eles mesmos !

  22. camila disse:

    eu passei na consulta tenho que passar por procedimentos antes da cirurgia como todos os exames e passar psicologa tenho 23 anos e preciso emagrecer 30 kg graças a deus nao tenho nenhuma doença tipo diabete,pressao alta etc..quero mtoo fazer mas o unico problema q esta me matando por dentro pois estou com mtooo medo , tenho medo de morrer parece loucura a unica coisa q me impeça e o medo da cirurgia ja pesquisei bastante tenho ciencia de tudo depois da cirurgia ..isso tenho certeza q vou me dar bem ,mas meu medo mesmo e da cirurgia …ah e vi tb q possa vi cai cabeo mas tenho em mim q isso vai to cuidado da pessoa !!ne eu acho . bju*

  23. Plinio disse:

    Este problema não é somente estético, como voce pensa!! A maioria das pessoas com IMC morbito, tem outros problemas que vem acompanhado com a obesidade, e que podem apenas estar no começo como os meus: Hipertensão, Gastrite aguda, gordura no pancreas e no figado e que pode virar uma doença terrivel como a cirrose. Fiz acompanhamento com um edocrinologista muito competente aqui na minha região que até me indicou para cirurgia, pois consegui seguir a risca seus regimes por um ano e emagreci 14kg, porem não consegui mante-los e nem continuar emagracendo, pois a obesidade não deixa voce praticar exercicios normalmente para perda maior de calorias e consequentemente emagrecer, pois dão dores nas pernas, força os joelhos e podem aumentar os riscos em outras areas.

    Faça uns “montes” de exames a qual me submeti para fazer a cirugia, e verifique se realmente voce precisa ou não fazer a cirurgia. Caso a resposta seja negativa, faça como eu a alguns anos atras e seja uma gordinha feliz!!!

    Abraços a todos, e minha cirurgia é esta semana, torço para tuda dar certo como varios posts.

    Plinio Daniel

  24. solange abade disse:

    vai fazer um ano da minha cirugia e estou otima,graça a deus.mais bate aquela vontade de tomar uma cervejinha.gostaria de saber qual o risco ,ou um bom conselho.o q devo fazer?e caso de procurar um psiquitaria.me da uma luz?????

  25. aninha... disse:

    nossa gente, parabens a todos que passaram por esse procedimento,

    eu vou fazer tbm a gastroplastia no dia 18 de março e estou muito ansiosa com um pouquinho de medo sim mas confiante em Deus e nos medicos que estaram comigo…meu IMC é 42 e não tenho doenças assossiadas com a obesidade, mas vou fazer pq faz 15 anos que luto com a balança e não quero mais passar por nenhum constrangimento na minha vida e ja cheguei no meu peso maxímo … abraços a todos

  26. RENATA disse:

    TENHO 29 ANOS E PESO 99KGS HJ EM DIA ,ESTOU FICANDO TRAUMATIZADA .

    SER GORDINHA NÃO É FACIL,PRINCIPALMENTE QUANDO SE TEM MUITAS OUTRAS COISAS QUE ACOMPANHAM COMO A HIPERTENÇÃO ENTRE OUTRAS .

    GOSTARIA DE FAZER A CIRURGIA DE REDUÇÃO ,MAS ESTOU MORRENDO DE MEDO POR CAUSA DA HIPERTENÇÃO,TENHO MEDO DE MORRER,MAS É COMO VI EM OUTROS COMENTARIOS SE EU FIZER CORRO RISCOS ,E SE NÃO FIZER CORRO DO MESMO JEITO.

    ME AJUDEM,ME DEM UMA PALAVRA AMIGA

    BEIJOS RENATA

    • Maira Moraes disse:

      Oi Renata! Quando resolvi fazer a cirurgia me fiz esses questionamentos. Coloquei meus exames e minha pressão num gráfico e vi que os índices estavam subindo. Por isso, antes das doenças cardiovasculares, diabetes, esteatose e tudo mais tomarem posse do meu corpinho, fiz a redução de estômago. Não foi uma decisão fácil, mas realmente acreditei que correria mais riscos a longo prazo (sem o procedimento) do que durante e após a cirurgia. Sei que nem todo mundo está preparado para fazer a bariátrica, porque requer uma preparação física e psicológica. Sendo assim, procurei a ajuda de médicos que pudessem me dar o suporte que precisava: cirurgião, cardiologista, pneumologista, endocrinologista, nutricionista e psicóloga. Acho que você deveria fazer o mesmo. As consultas com a psicóloga me ajudaram a entender uma série de coisas que se passavam dentro de mim antes de fazer a cirurgia em si. Na parte clínica, os médicos me esclareceram todas as perguntas e também mostraram como estavam tomando cuidado com cada um dos riscos do procedimento cirúrgico. Beijos e boa sorte!

  27. amanda aparecida alv disse:

    vou fazer a cirurgia dia 16/03 estou muito ansiosa gostaria de saber se no dia da cirurgia apos passar o efeito da anestesia a dor e muiita..estou com medo.me respondam por favor.

  28. joana silva disse:

    Oi gostaria de saber se com imc 37.60 consigo fazer a bariatrica , tenho artrose , escoliose na coluna , gordura no figado, hipotiroismo,, minha pressao todo inverno sobe muito,meu colesterol esta no no limitrofe, tenho 1.64 peso 101 e tenho 39 anos por causa da obesidade nao consigo engravidar por favor vc sabe me responder se consigo altorizaçao para fazer a cirurgia?

  29. marcia santos disse:

    Minha Filha fez a cirurgia a trez anos foi muito complicado mas o resultado muito bom mas eu tambem precisava mas naõ tive coragem optei por uma reeducaçao alimentar e consegui emagrecer bem de 129kg volteia 88kg mas não foi facil

  30. Regiane disse:

    Boa tarde ,

    Tenho 20 anos e peso + de 120 kilos

    Desde pquena sou gordinha

    Dia 02/03/11 fui ao clinico e ele me encaminhou para a cirurgia ,

    dia 23/03 sera minha primeira consulta com o cirurgiao ,

    Minha duvida é , depois dessa consulta , qual o procedimento qe os medicos encaminham?

    Estou curiosa , e ansiosa p/ iniciar logo esse processo :)

    Espero resposta de quem ja passou por esse processo!

    Beijos

  31. renata disse:

    Oi pessoal, sou magra mas sou a favor da cirurgia…por questoes do destino, fuji a regra, pois todos em minha familia sao obesos de grau 1 a morbida, que é o caso da minha mae. Ela fez a cirurgia (colocou o anel) mas nao seguiu a risca a dieta, ou seja, tomar agua em poucos goles, e ela virava um copo cheio, tomar medicamentos so sob prescricao medica, mas ela tomava por sentir dores nas costas, que ja era comum antes da cirurgia. Enfim, como quase tudo apos cirurgia foi feito errado, o anel saiu do lugar, ela chegou quase a paralisar os rins e levado ao medico, verificou que deveria colocar o anel de novo no lugar. Na hora H, por decisao de um parente, o anel foi retirado, ja que ela havia perdido em 3 meses 25 quilos e ja estava com 60 anos.

    Resumindo, ela nao fez mais dietas e engordou tudo de novo, vive numa vida sedentaria, cheias de dores e com depressao, está frustrada por ter perdido uma cirurgia que daria a ela a vida de volta. Hoje com quase 70 anos ela pensa em fazer a cirurgia, dou o maior apoio, mas confesso que tenho receio pela idade e por ela nao aceitar mtas as ordens medicas, mas devido a seu historico, acho que dessa vez ela será mais obediente.

    Meu recado é simples: siga a risca as orientacoes medicas e só faca a cirurgia depois de ter feito algumas sessoes de psicologia.

    Vale a pena, se for feito tudo certo.

    Meu irmao fez e deu certo, minha cunhada fez e deu certo, algumas primas…precisa ter determinacao!!! e Boa sorte!!!

  32. Adriana O Chaves disse:

    Oie pessoal! Fiz a cirurgia e fui mut feliz apesar do medo correu tudo bem… Minha cirurgia foi dia 13/04/11 no Hosp Dr. Badim na Tijuca, operei c/ Dr. Antonio Claudio Jamel Coelho e sua equipe maravilhosa. Estou c/ 17 dia hj , estou passando muiiiitoooo bemm msm ainda estou na dieta liquida , mas estou tirando d letra me preparei tanto, dorrr nao sei o que e nao senti dor nenhuma.Bom tem os incomodos como dreno, sonda, curativos , sao apenas isso sofro mut + quando fico pra mestr… Minha cirurgia foi por video.

    Quem pretende fazer a cirurgia um conselho… Pesquise bastante leia e estude sobre o assunto , quando vc achar q sabe td ai q tem q pesquisar + e isso se vc ja tentou de td msm . Essa cirurgia n e brincadeira e nem magica depende mut d vc p/ ter sucesso eu ja perdi 11 kls .

  33. iolanda gomes disse:

    estou preparando para fazer a cirurgia bariatrica mas fico preocupada pois estou com 60 anos 1m52 93k mas tenho varios problemas, coluna ,presao alta ,pre diabetica ,e des de moça que venho lutando pra emagreçer sem conseguir entao eu estou preparando junto com o grupo santa casa saude me fale algo por favor.

  34. BÁRBARA disse:

    P gente muito legal estou na espectativa ja fiz todos os exames estou an espectativa dos exames vou p consulta com o pisciquatra,nutricionista p marca ,sabe estou com problemas nas articulaçoes icm 47 estou deprimida de mais quem quizer add [email protected] quero tirar um montão de duvidas…

  35. Euler David disse:

    e ae gente tenho 21 anos 1,80cm de altura e 135kg , acho que sou compulsivo e não estou feliz com esta situação como e ja estou com fome , bem não sei se é fome ou vontade de comer , não sei mas o que fazer as vezes choro comendo , tentando achar uma solução para esse problema em minha vida sera que estou com algum disturbio mental ou alguma coisa , se tiverem alguma coisa a falar sobre a cirurgia bariatrica fico feliz polas respostas , desde ja obrigado.

  36. ELIANI disse:

    ola pessoal tdu bem com vcs ?
    olha vou fazer minha cirugia agora dia 06/06/2011
    estou mto anciosa peso 108, tenho 1,65 de altura estou animada
    nao falei p ninguem somente meu marido q sabe
    sou rodeada de pessoas q SÓ me quer ver GORDA só querem meu mal
    pois optei ha nao falar sao todas NEGATIVAS
    isso p mim nao é interessante kkk
    mais voltando o asunto
    POR FAVOR QUEM PUDER ME PASSAR UMAS DICAS LEGAIS P O MEU PÓS OPERATORIO agradeço
    manda pelo meu email
    [ [email protected] ]
    vou adorar
    amigos estou morrendo de medo é das injeçoes na barriga aiaiai doe mto será ?
    QUEM JA FEZ E PUDER ME DA UMAS DICAS LEGAIS AGRADEÇO
    UM GRANDE ABRAÇOOOOOO BJOSSSSSSSSSSSSSSS
    E ME DESEJA UMA BOA SORTE MAIS Q ESTOU COM MEDO EU TO KKKKKK

  37. Daniela disse:

    Ola!!!Adorei os comentários, eu fiz a bariatrica em 2004, foi um sonho que realizei…mas para que este sonho tornar-se realidade, tive que pagar com algumas consequencias…acabei desenvolvendo um quadro cronico de desnutrição que ja me levaram a ser hospitalizada por 6 vezes…este quadro de desnutrição tb afetou os meus rins…na ultima internação como não é possivel "encontrar" acesso nas veias é necessario colocar um cateter, o médico acabou por perfurar o meu pumão tendo que colocar um dreno…mas no mais não me arrependo apesar de tudo…são vitaminas Sulfato Ferroso, Acido Fólico, Centrum, B12 e a enzima pancreatica que me ajuda na absorção dos nutrientes que não absorvo mais naturalmente…(a sim tb desenvolvi intolerancia a lactose) "NÃO DESACONSELHO" ninguem a fazer a Bariatrica, apenas quem é GORDO, sabe o que passa com tudo repito faria tudo novamente…se tudo que passei fosse necessario passar novamente…eu faria tudo,tudo, tudo e mais um pouco novamente…

    BEIJOS A TODOS E JAMAIS DESISTAM DOS SEUS SONHO…

    Um detalhe hoje tenho uma filha linda, que foi consebida após a cirurgia Bariatrica…ela tem 8 meses e é P E R F E I TA…Graças a Deus…

  38. Ruann disse:

    Boa tarde,

    Meu caso nao foge do que eu li nos posts, porém o meu grande medo em fazer a cirurgia foi o fato de eu perder minha mae esse ando devido ao cancer de estomago e esta sendo dificil contar com o apoio do meu pai. Eu entendo ele, pois eu sei como é passar por isso… Fui na endocrinolgista essa semana e me espantei como esta minha situação, sempre fui gordo, porém conseguia viver bem devido aos exercicios que praticava. A gordura é toda destribuida e nao parece que eu tenho 192 Kg (isso msm 192) e tenho 1.95M. Muitos não me aconselham falando que não é o meu caso, porém ja estou hipertenso devido ao peso, no exame de sangue ja esta alterado para algumas coisas. Segundo a médica sou um grande candidato para operação. Com eu já disse pretendo muito fazer e já estou ciente de que terei de mudar meus hábitos.

  39. leandro disse:

    bom… vi casos aki de pessoas que se arrependem, e pessoas que como eu dizem que fariam tudoo de novo…. eu fiz a bariátrica em abril do ano passado, quando pesava 145 kg, hj peso 89 kg e estou super bem… faço exames de sangue periodicamente e não estou precisando tomar nenhum remédio…. somente aconselho a quem quiser fazer a cirurgia, a procurar um bom médico e não fazer com o primeiro que encontrar.. eu passei em três médicos diferentes antes de fazer a cirurgia e fiz tbém vários exames.. o processo entre a idéia de fazer a cirurgia e a cirurgia propriamente dita durou um ano…. como já disse, cada caso é um caso. a única coisa de que não me arrependo, é de não ter feito a cirurgia antes…. hj tenho disposição pra tudo.. acordar cedo, fazer exercícios, frequentar uma academia… vida totalmente diferente!!! abraços a todos….

  40. fran disse:

    Oi,tenho 31 anos,1,57 de altura e peso 126kg,estou no processo pra fazer a cirurgia,estou com um pouco de medo,mas a minha maior dificuldade é que meu medico quer que eu perca uns 3 kilos antes da cirurgia e não estou conseguindo,fico meio anciosa,já estou fazendo tratamento psicológico,mas mesmo assim..queria muito conversar com pessoas que já fizeram a cirurgia como faço?Gostei do comentário,que é fácil um magro falar pra vc fazer cirurgia!as pessoas discriminam mesmo nós "os gordinhos"é terrivel,acho que a maioria se submete a cirurgia,pra ser aceito pelas outras pessoas.beijos a todos

  41. Fabiana disse:

    Oi gente!!!! Em breve serei uma MAGRELA FELIZ…. rsrsrs, sei que enfrentarei algumas ou talvez muitas dificuldades, mas estou MUITO ansiosa….E principalmente FELIZ!

    Medo, estou com muitooooo……..

    Ouvi, de GORDOS, que a cirurgia é uma bobagem, que eu conseguiria emagrecer, indo as reuniões da Meta Real, rsrsrs, minha familia, não esta me apoiando, meu marido sim, mas o resto….

    Acham besteira….. E olha que minha mãe é Obesa…. Minha obesidade é Severa, IMC 40.

    Mas quer saber, quem liga para o que os outros dizem…

    Meu cirurgião é demais, super competente…..

    Espero em breve poder postar o quanto eu ficarei bem….

    Abs

  42. Natielson disse:

    Oi genti como vai? entao tenho 20 nos peso 123 kilos jah perdi 7 soh qe to ganhando tudo de volta. jah fiz mais d 16 dietas. e fui mandando p a bariatrica soh que to com muito medo de faser mais o meu medo tah tao grande que parece que vai me dar um ataque de anciedade, mais a minha presao eh extremamente alta tem dia que esta 19/11 super alta, tenho medo de morrer, ai sei lah eh estranho, mais genti que que vcs me aconselham?

  43. Natielson disse:

    OLA AMIGA COMO VAI? pois entao sou medico assitente e vou te diser uma coisa a cirurgia bariatrica eh uma mudanca de vida realmente, agora uma pessoa tera todos esses problemas se ela nao nao se cuidar, conheco pessoas q fizeram e tao bem eu tambem to com medo de faser mesmo sabendo sobre o assunto, mais temos polivitaminicos para nos ajudar em todas as deficiencias de ferro, vitaminas e etc. boa sorte….

  44. Elisângela disse:

    Então meus amigos, minha situação não é diferente.Tenho 29 anos e peso 107 kg. Estou com muita vontade de fazer a redução mais o medo me afasta da possibilidade. Já sou hipertensa e sofro muito coma as brincadeirinhas de todos. Mais mo meu maior medo é pq tenho um filho de 09 anos e tenho receio que me aconteça algo e depois não sei como ele fica. Preciso de ajuda……quem quiser conversar comigo me add no msn [email protected]. Obrigada e beijo a todos…

  45. Su disse:

    Camila, amiga não tenha medo, e nem pense nisso, vai enfrente com pensamentos positivos, que e tudo que voce quer no momento, e tudo dará certo, quanto a queda de cabelos isso pode sim acontecer por causa da anestesia, mais nada que vai te preocupar, e depois tome bastante suco de caju com brócolis, e seus cabelos ficara forte e brilhoso novamente. Sucesso e boa sorte.

  46. Daniela disse:

    Eu fiz a cirurgia alguns dias e tenho o seguinte a dizer: é complicado… mas pelo visto compensa…

    • Cris disse:

      Olá Daniela!!

      Como vc está depois da cirurgia?

      Está sofrendo com restrições?

      É muito doloroso?

      Tenho artrose e érnia de disco na coluna, os médicos querem fazer cirurgia da coluna.

      Tenho consulta marcada com Dr. Marçal Rossi nesta segunda, vc o conheçe?
      Acredito que fazendo a redução primeiro, talvez não precisarei operar a coluna.

      Preciso eliminar 30 kilos.
      bjos e obgda pela atenção

  47. Pri disse:

    Acabei de fazer a gastroplastia, a 1 semana, tomar liquidos de 5 em 5 minutos nao é facil, algumas colicas no intestino tambem sao diarias ate que tudo se ajeite novamente no abdomem… mas ja se foram 3kg, e nao me arrependo, logo tudo sera diferente e serei feliz!!!

  48. Isabel Cristina disse:

    Queria tanto e precisava fazer a cirurgia…..hj com IMC 37, esofagite grau II e gordura no fígado, depressão, hérnia umbilical e 2 hérnias na lombar…..precisaria estar magra, mas me encontro com 105 kg. Não aguento mais escutar que sou bonita, que tenho um rosto lindo e …. estou gorda…..meu marido me conheceu com 52 kg e eu tinha 24 anos, hj estou com 40 anos e 105 kg. Me acho feia, gorda, sem emprego, deprimida. Meu filho fala que sou relaxada, que preciso emagrecer, que eu tenho que tomar vergonha na cara.
    Mas não é bem assim!!!!! Meu HDL está baixo, mas graças a Deus não tenho outras doenças como hipertensão e diabetes (ainda).
    Já fiz de tudoooooo!!!!! Ando mtoooo triste, mas não tenho coragem de fazer a cirurgia por causa da depressão e síndrome do pânico que tenho, hj tomo rivotril. Não posso tomar nenhum remédio para emagrecer, já tomei todos e passei muito mal com os efeitos colaterais. Tem dias que não quero sair de casa, já estou sem roupa, pois me recuso comprar algo de manequim 50 e só encontro roupa feias. Eu fico com pena de mim mesma, pq sou fraca e não consigo vencer a compulsão alimentar !!!!! Bjos a todos e espero que sejam felizes =)

    • adilma disse:

      Boa noite isabel Cristina. Sei como se sente, sofro também com a obesidade. Mais procuro forças em deus. sabemos que é muito difícil perder 1 quilo e é por isso que eu encaro a cirurgia bariátrica com uma coisa boa, que deus inspirou os médicos a criarem essa forme de emagrecer. tinha muito medo mais sei que quando Deus esta na frente tudo da certo. Acredito que Deus vai falar ao seu coração e se você tiver condições de fazer a cirurgia Deus vai te dar coragem. e você vai ser muito feliz. Pois você não maia vai viver pra comer e sim vai comer pra viver bem e melhor.

  49. Livia disse:

    Olha, isso é realmente bem relativo. Meu marido fez a cirurgia com apenas 22kg para perder por conta de uma diabetes descontrolada e complicações renais e hj com 1 ano e meio depois não perdeu mais nada e está muito bem. O único contra é uma carência de ferro que já está sendo tratada. E além dele são muitos os casos que conheço assim. Mas cada caso é realmente único, eu fiz a 12 dias e sinto dor por conta dos gases, por exemplo.

  50. Livia disse:

    Oi, conheço pessoas com mais de 10 anos de redução que vivem com bastante qualidade de vida, tem sim que fazer acompanhamento constante, tomar todas as vitaminas, as vezes é necessário complementar o ferro e o cálcio. Mas provavelmente muitas pessoas morreriam com outros problemas se também não fizessem a cirurgia. Meu esposo já tinha comprometimento da visão, da função renal e muitas dores articulares por causa de uma diabetes e posso lhe garantir que os 22 kg perdidos com a cirurgia e a reeducação fizeram toda a diferença. Obesidade é doença, eu tbm já havia tentado de tudo, medicação, exercicicio, reeducação, cheguei a perder 23 kg que em 1 ano ganhei de novo por necessidade de tomar corticoides e com os kilos ganhei tbm uma tendinite e um abaulamento na coluna que dificultavam minha locomoção e impedia exercicios fisicos. Optei pela cirurgia e estou com 12 dias sem maiores complicações. É necessário mesmo rigor, mas não se pode dizer que só porque não se tem IMC de 50 que não é necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *