Mike & Molly: casal de gordinhos é chamado de “nojento”

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 30 de outubro de 2010

Gorda Convidada

Aparentemente, é nojento assistir à série Mike & Molly porque é nojento ver dois gordos se beijando. Esta é a opinião de uma jornalista da revista Marie Claire chamada Maura Kelly, autora da polêmica crítica a uma das novas comédias mais aclamadas da temporada. Com média de 12 milhões de telespectadores por semana, a atração conta a história de um casal de gordinhos que se conhece em um grupo de ajuda a pessoas com vontade de emagrecer. A jornalista discordou desses 12 milhões de pessoas e achou que a coisa não é tão engraçada assim. Fez isso em palavras bem pouco delicadas, aliás. Se você tem o estômago frágil, prepare-se:

“Ninguém tão gordo quanto Mike e Molly pode ser saudável. Eu acho que eu ficaria enojada se tivesse que ver dois personagens com montes e montes de gordura se beijando… porque eu ficaria enojada se tivesse que ver os dois fazendo qualquer coisa. Para ser brutalmente honesta, até na vida real, eu acho um desprazer estético assim como uma pessoa muito bêbada em um bar ou um viciado em heroína jogado em uma cadeira”.

Sim, ela comparou dois gordinhos muito simpáticos como Mike e Molly – esta última vivida por Melissa MacCarthy, a doce Sookie de Gilmore Girls, lembra? – a um viciado em heroína. O título do texto, aliás, merece destaque: “Gordos Deveriam Ir Para o Quarto? (Até na TV?)”.

Alguns dias depois, o criador do programa, Mark Roberts, respondeu à crítica dizendo que só poderia classificar Maura como uma mulher “cheia de ódio” e que ele mesmo sofre de problemas com peso a vida toda. “Quase todo mundo que eu conheço está lutando com alguma coisa – seja seu peso ou problemas com bebida ou mesmo com seu temperamento. É difícil julgar alguém – especialmente quando você está levando isso para o lado puramente estético”, disse para o site The Hollywood Reporter.

Maura até tentou se desculpar. Atualizou seu post com um pedido de desculpas de cinco parágrafos em que declara não ter a intenção de ofender ou humilhar os leitores com suas declarações. Mas depois que o leite foi derramado não adianta ficar choramingando, certo?

Além do mais, que tipo de comunicador não iria prever as reações de seus leitores a um texto que chama de nojentas as demonstrações de carinho entre duas pessoas só porque elas estão acima do peso? No fundo, um texto como o de Maura só faz à autoestima dos gordinhos menos treinados para ignorar uma estupidez como essa o que manifestações preconceituosas como o tal “Rodeio das Gordas” fez com as estudantes da Unesp em São Paulo. (Eu sei, é bem triste como as pessoas preferem fugir das próprias vidas apontando o dedo para aquilo que não gostam no outro.)

Mike & Molly foi uma série criada exatamente para produzir o espírito contrário a esse. Para colocar na tela o cotidiano de duas pessoas normais que não vivem em função dos quilos a mais, se sentem muito bem como são e se aceitam assim. No final, é melhor virar as costas para pessoas como Maura Kelly, que não pensam muito na vida e já saem cuspindo aquele velho discurso de que ser bonito é ser magro. Porque a gente sabe que você, gordinho, também pode protagonizar sua própria comédia romântica.

Vana Medeiros é jornalista, especialista em séries de TV, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Editora do canal de Séries do portal Estrelando, autora do blog Spoiler Cotidiano e apresentadora do podcast Spin-Off. Gordinha assumida com muito orgulho, adora a comédia
romântica em que vive.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

24 respostas para “Mike & Molly: casal de gordinhos é chamado de “nojento””

  1. Ta faltando sexo ou amor nessa mulher, eu vi a serie e estou adorando, tem coisas que ja passei e outras que gostaria de passar!! aushaushas

    Mike e MOlly finalmente um romance que me identifiquei! mesmo estando solteiro!

  2. Jojo disse:

    Puxa…

    O que essa mulher tem na cabeça????

    É as pessoas não evoluem mesmo…

    Seja em uma universidade ou em uma

    pessoa que se diz culta e estudada…

    caraca onde anda o respeito?

  3. Jojo disse:

    p.s. Mike e Molly são maravilhosos!!

  4. Maura Kelley foi, no mínimo, infeliz ao extremo nas suas declarações. Todo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa é lamentável. Mais lamentável ainda é pensar que em uma revista de influência como a Marie Claire é, tenham "profissionais" que pensem dessa forma (o que não quer dizer que a revista seja santa, não tanto por esse episódio, mas por outros).

    Cada vez mais está faltando bom senso à aqueles que, querendo ou não, são formadores de opinião (quando escrevem um artigo, fazem isso), de estabelecerem uma linha racional e clara de bom senso. Se bem que, no caso de Maura, ela fez isso em busca da audiência, sem se preocupar muito com os efeitos colaterais. Conseguiu ser o foco das atenções pelos seus 15 minutos. Mas fica aquela amarga impressão de que temos pessoas com pensamento arcaico em posição de se expressar dessa forma. E isso é, no mínimo, decepcionante.

    Mike & Molly é uma das melhores séries novas da temporada não por falar da rotina das pessoas acima do peso, mas sim, por fazer humor disso. Na singeleza e carisma de seus personagens principais. Por fazer o que o ser humano cada vez menos consegue fazer: rir de si mesmo e de se aceitar.

    Abraços.

  5. Dmitry disse:

    Em primeiro lugar, deixar uma mulher anoréxica como esta escrever sobre o tema só poderia dar nisso. Segundo, a Marie Claire é uma revista internacional, como alguém deixou passar este texto?

    A escritora deve viver em um mundo de fantasia onde tem apenas amigos "cheinhos", como disse em seu texto.

    Fico feliz pela série mostrar que pessoas gordinhas ou que sofrem de obesidade podem ser amadas.

  6. Meu Deus, meu Deus… Chega a ser triste, além de revoltante, ver uma pessoa vomitar (sim, essa é a palavra) tanta ignorância, preconceito e falta de respeito.

    Levando tudo isso a uma esfera ainda maior, o que realmente me choca é a capacidade, a coragem e total falta de ética/moral que uma pessoa demonstra em mesmo PENSAR coisas tão absurdas sobre alguém, baseando toda sua ideia em preconceito e superficialidades.

    Como se não bastasse apenas pensar como um idiota, essa "criatura" ainda se sente no direito de publicar essas ofensas, sem se preocupar com o sentimento dos outros.

    Valores totalmente deturpados, uma mente totalmente afetada…. Ridículo.

  7. Dani Vidal disse:

    Eu nunca assisti a série então não vou falar se é boa ou não, mas independente se presta ou não o que está jornalista fez foi surreal. O mais difícil é que isso ela realmente pensa, ela foi sincera. Se desculpou porque foi pressionada a isso poderia de alguma forma prejudicar sua carreira

    se não fosse por isso, não teria tentado se explicar.

    E este é um ponto de vista bem a cara da Marie claire que até alguns anos atrás proibia qualquer modelo negra de aparecer em suas publicações…

    … a indicada ao oscar por Preciosa, também foi alvo de "censura" em outra revista, a Elle. Não apareceu de corpo inteiro pois não se enquadrava no padrão estético que a revista propõe.

  8. Jonathas Reis Amorim disse:

    Pré-conceito? Um conceito já intrinsico de um ser ou pessoa.

    Essa é uma definição desta palavra. Se essa jornalista expressou tão atitude, é porque ela tem isso guardada nela mesma.

    Pessoas assim são iguais aos que pregavam o apartheid na África do Sul, e o nazismo na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.

    São pequenos atos que demostram para se onde vai o caminho do pensamento. E se começarmos a aceitar esse tipo de coisa, a história mostra onde termina.

    Não a esse pensamento torto! E sim a diversidade!

  9. ony2005 disse:

    Nossa que coisa horrivél.

    Nunca ouvi falar dessa pessoa, mas no minimo merece um belo processo por ser preconceituosa.

  10. Carolina disse:

    Que mulher cheia de ódio. Dá pra ver que ela tem problemas com ela mesma, mas daí a exteriorizar em uma revista…que editor(a) sem noção.

  11. Rebecca Agra disse:

    Mulher mal comida é um perigo! Escrevendo pra revista então…

    Alguém diga a esta metecápta que amor e comédia é direito de todos e que se ela não gosta então não consuma!

    Aff!

  12. Mi disse:

    Oi Vana!

    Parabéns pelo POST!

    ***

    Mike & Molly: Eu gostei do seriado e da proposta do mesmo!

  13. nanda disse:

    Amei seu texto, são pessoas como ela que fazem pessoas como eu tristes e odiando seu corpo sem ninguém para amar.

  14. Anakin Skywalker disse:

    Nossss, eu sinto é inveja do cara por beijar a Melissa MacCarthy, ela é suuuuuper gata *-*

    Sou magro e non vejo nada de mais nisso, mó preconceito RIDÍCULO.

    Acho que a audiência do programa já mostra que essa tal de Maura Kelly só pode ser uma mal amada .____.v

  15. Ca disse:

    tu leu direito a reportagem? editar algo pra parecer pior do que parece é bem fácil, né. a jornalista não criticou gordos pq não eram bonitos. disse que acha errado estimular esse tipo de coisa pq os Estados Unidos é o país com maior problema de obesidade e muita gente MORRE por causa disso. O que ela disse tá bem certo, e pra quem chamar ela de preconceituosa, ela também disse que seria errado botar anoréxicos. Seria exatamente a mesma coisa, as duas são doenças, fazem muito mal pra saúde e até matam. Acho ridículo essa coisa de não poder falar de gordos que já é preconceito, pelo amor de deus. Queria ver se fosse um seriado de dois anoréxicos e tivessem feito uma reportagem contra isso, se todo mundo ia ficar contra o jornalista como no caso dos obesos.

    • diele disse:

      os seriados já são com pessoas anoréxicas, já que a a grande maioria das pessoas que aparecem em filmes e seriados, principalmente as mulheres, são anoréxicos, a diferença é que isso é vendido como normal

  16. Ca disse:

    e como as pessoas reclamam do preconceito e postam 'tinha que ser uma anoréxica pra escrever isso'? que coisa mais horrível falar assim de uma doença. se tu tivesse algum familiar que já teve a doença, não teria nem coragem de pensar algo tão horrível. e se eu fosse uma idiota preconceituosa poderia falar 'tinha que ser uma gordinha pra escrever isso', mas francamente, né, EU não julgo as pessoas pela aparência. quem ler e souber interpretar vai ver que escrevi algo racional, não preconceituoso.

  17. A verdade é uma só: a jornalista poderia ter abordado o assunto de uma forma muito mais polida, mas não fez, e acabou errando e feio.

    Fica claro que ela perde toda e qualquer razão de argumento quando ela diz:

    "Eu acho que eu ficaria enojada se tivesse que ver dois personagens com montes e montes de gordura se beijando… porque eu ficaria enojada se tivesse que ver os dois fazendo qualquer coisa. Para ser brutalmente honesta, até na vida real, eu acho um desprazer estético assim como uma pessoa muito bêbada em um bar ou um viciado em heroína jogado em uma cadeira”.

    Estamos falando de seres humanos. Declarar que sentiria nojo ao ver personagens "com um monte de gordura se beijando" é uma clara mostra de preconceito e ignorância. Agora, vamos começar a determinar quais padrões estéticos devem demonstrar sentimentos na TV? É isso? Comparar gordos com alcóolicos e drogados, quando bem sabemos que são tipos de vícios diferentes é correto?

    Toda tentativa de tentar mascarar essa clara mostra de preconceito é burra. Além disso, a jornalista escreve para um veículo de grande repercussão, logo, tem responsabilidades sobre o que escreve. Você tem o direto de não gostar do que você quiser. Mas daí a dizer que o direito de não gostar é algo que a população deva aceitar chega a ser uma grande piada.

    Se o intuito fosse orientar, com certeza o teor do texto seria outro, a abordagem seria outra. O que a tal jornalista fez foi algo para chamar a atenção, e conseguiu seu objetivo. Eu, particularmente, não consigo defender esta linha de pensamento. Justamente por entender que quem pensa como ela tem alguns neurônios a menos. No mínimo.

    Abraços.

  18. Ca disse:

    Claro, certamente ela fez pra chamar atenção. Consigo imaginar ela em casa 'hm, o que fazer pra que me notem? já sei vou fazer uma reportagem sobre gordos'. Pelo amor de deus, né, as pessoas fantasiam umas coisas absurdas. E tudo bem, concordo que ela poderia ter falado de um jeito menos agressivo naquele momento, só que muitas vezes as pessoas falam mal de magros de formas muito insensíveis e nem ao menos se dão conta disso. Existem muitas reportagens que defendem as 'mulheres de verdades', 'mulheres normais', como tu acha que as mais magras se sentem com isso? Não são normais por serem muito magras? Eu acho ridículo a hipocrisia, preconceito contra magro tudo bem, mas contra gordo? OH MEU DEUS, que coisa horrível. E realmente não achei que ela tenha sido preconceituosa, pq ela não estava falando de gordos, estava falando de obesos, pessoas doentes que precisam se tratar. Não é um 'padrão estético', é uma doença e as pessoas deveriam ter conciência disso. A pessoa acima escreveu: 'Além disso, a jornalista escreve para um veículo de grande repercussão, logo, tem responsabilidades sobre o que escreve'. Digo o mesmo da televisão que está promovendo a obesidade como algo normal. Eu duvido muito que eles não tenham problemas de saúde e mesmo se não tiverem, muitos como eles têm. E quando foi que a autora disse que gordos não podem amar ou aparecer na tv? As pessoas exageram e colocam palavras na boca dos outros. Leiam bem as coisas antes de falar besteiras.

  19. Sorie disse:

    nojenta é essa mulher. Os atores da série são lindos.

  20. Eu disse:

    Querida Ca, acho que você não entendeu a proposta da série. Mike & Molly só quer passar, de maneira divertida, que pessoas obesas também podem ter uma vida alegre tentando combater tal problema.

    obs: faça mais sexo ;)

  21. Dani disse:

    Estou assistindo a série e simplesmente amando! Muito bom saber que minhas dúvidas e medos não são só meus… Era o que faltava na TV!

  22. DEnise A. Souza disse:

    Eu só tenho a lamentar, por uma profissional (jornalista mesmo??) desprovida de visão, sensibilidade, abosolutamente preconceituosa, e ao meu ver, pessoa da pior qualidade! Em revista minha, ela não chegaria nem perto da porta, e muito menos teria o prazer de humilhar quem quer que fosse. Deve ser uma mal amada, mal resolvida e pessoa de péssimo caráter! Só ignorando mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *