Os 20 maiores gordos dos games: Pac-Man

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 17 de novembro de 2010

Ele é redondo, come sem parar e foge de fantasmas. Não é um gordinho com poderes paranormais, mas sim um dos personagens de videogame mais conhecido de todos os tempos: Pac-Man (ou para os brasileiros mais velhinhos, Come-Come)!

O terceiro colocado na lista de maiores gordos dos games pode não ser considerado exatamente um gordo por muitas pessoas. Afinal, não passa de uma bola amarela com uma boca enorme que, quando morre, lembra os suicídios do Didi nos episódios mais antigos dos Trapalhões (quase ninguém vai pescar essa). Mesmo assim, Pac-Man pode e deve ser aceito na lista de gordos. Afinal, a premissa básica de seu jogo é comer, comer, comer…

Lançado pela primeira vez em 22 de maio de 1980, no Japão, pela Namco, o arcade Pakkuman (nome original do jogo) fez bastante sucesso. A ótima recepção se repetiu quando a Midway levou o game para os Estados Unidos, garantindo a ele um lugar de honra em praticamente todas as referências nostálgicas dos anos 80. Até o Google se curvou ao Pac-Man quando transformou seu logotipo numa versão jogável do game.

Até então, os arcades mais populares eram os jogos de tiro Space Invaders e Asteroids. Pac-Man trouxe uma dinâmica diferente, com o famoso labirinto cheio de fantasmas e misteriosas “balinhas” que o personagem precisava comer para passar de fase.

Dos arcades, Pac-Man foi transportado para o Atari. A versão não foi muito bem recebida de início, já que o visual era muito inferior ao original (por motivos óbvios). Hoje em dia, até o iPhone tem sua versão de Pac-Man (sem contar as dezenas de “clones”, “homenagens” e “cópias descaradas”). Não podemos esquecer também das versões oficiais e “semioficiais” (as que foram feitas pela Midway sem o consentimento da Namco), como Ms. Pac-Man, Pac-Man Jr. e até Professor Pac-Man.

A despeito de ser apenas uma bola amarela que come, foi feito um desenho animado com toda a família (papai, mamãe e bebê Pac-Man) e cinco fantasmas (os quatro do game e uma fantasma fêmea), além de um inimigo malvadão que queria as pílulas de poder do Pac-Man. Havia toda uma cidade com prédios e tudo o mais redondo e toda uma população de bolas amarelas com braços, pernas e um nariz redondinho (olhe o lado bom: no jogo Pac-Land, que teria inspirado o desenho, eles também tinham um enorme nariz que parecia um cabo de vassoura).

Pac-Man está tão integrado à cultura popular que podemos encontrar várias paródias por aí. Volta e meia, alguns malucos se fantasiam de bolas amarelas gigantes e correm atrás de outros malucos fantasiados de fantasmas (no YouTube dá pra encontrar isso bem fácil). Sem contar que a imagem básica do Pac-Man é reconhecida facilmente até por quem nunca o jogou (embora seja difícil encontrar alguém que nunca o tenha jogado em pelo menos uma de suas diversas versões).

Nada mal para um gordinho cuja origem é, de acordo com algumas lendas, baseado numa pizza sem algumas fatias.

—–

Para conhecer melhor o personagem:


Pac-Man World 3 (Game Cube)

Pac-Man para iPhone

Pac-Man para iPad

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 20 maiores gordos dos games.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *