Caça aos anorexígenos

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 20 de novembro de 2010

Está cada vez mais difícil tratar a obesidade. Mais três países proibiram o uso da sibutramina (EUA, Canadá e Austrália) e, das três novas drogas em avaliação pelo FDA, duas já foram rejeitadas pelo comitê consultivo da agência (lorcaserin, da Arena, e Qnexa, da Vivus). O Contrave, do Orexigen, ainda deverá ser avaliado em dezembro, mas confesso que não estou otimista.

A Anvisa já informou que está acompanhando as agências reguladoras internacionais e suas decisões quanto ao uso e venda da sibutramina, mas até o momento mantém a decisão de “uso controlado” do fármaco, que hoje só pode ser adquirido com receita especial B2 (receita azul). O medo é que eles entrem na onda e acabem proibindo a droga aqui também.

A comunidade médica brasileira se posiciona contra essa proibição. A presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Rosana Radominski, afirma que “se trata de um medicamento eficaz e seguro no tratamento da obesidade, quando bem indicado, respeitando-se as contraindicações. Estão prestando um desserviço”. Márcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, concorda e acredita que a medida é “absurda” e tem base meramente política e não científica.

Com tanto entra e sai de medicamentos contra a obesidade, só o Orlistat (Xenical ou Lipblock) ainda não sofre muitas restrições, graças a sua segurança cardiovascular, no entanto os efeitos colaterais diarréicos não são muito agradáveis. No âmbito dos fitoterápicos a novidade do verão é a Caralluma (Caralluma fimbriata), um cacto indiano que dizem reduzir o apetite, acelerar o metabolismo (queimando gordura) e definir a cintura. Acho meio difícil de acreditar. Na verdade, me parece ser mais um modismo de verão para emagrecimento rápido, como foi a porangaba e tantos outros. Como não tem nenhuma comprovação científica, me parece que esse cacto vai ser mais um “placebão” vendido a preço de ouro na internet e nas farmácias de manipulação, prometendo emagrecer se “associado a uma dieta balanceada e exercícios”.

A sibutramina continua sendo o melhor risco/benefício entre os anorexígenos, desde que bem prescrito e acompanhado por médico conhecedor da droga e da patologia tratada. Seguimos na esperança de que novos estudos levem a tratamentos com eficácia comprovada e mínimos riscos e efeitos adversos.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Caça aos anorexígenos”

  1. @wwDaigo disse:

    Já fui usuário da sibutramina na época em que se comprava com a receita retida, e apesar dos bons resultados, eu fui "premiado" no grupo dos efeitos colaterais, entre eles pressão alta (chegou a 17 por 12 uma vez), dores de cabeça, insomnia e outros um pouco mais bizarros. Conheço outras pessoas que já fizeram o uso e nenhuma delas apresentou os efeitos.

    anyway, torcemos para que essas decisões da anvisa sejam revistas, em prol dos obesos do Brasil! :D

  2. O FDA aprovou o Contrave. Surge mais uma opção para tratar a obesidade. Pelos resultados dos estudos até o momento, nada de outro mundo, mas vai ajudar muita gente que não pode usar catecolaminérgicos.

    Dá desânimo ver a quantidade de pacientes usando Caralluma. Chega de "placebões", como bem disse o Vinícius.

  3. Dr. Tapioca disse:

    De fato Eduardo. Pena que o Contrave seja muito fraco na perda de peso, só aumenta em 4,2% a perda ponderal quando comparado com quem não usa.

  4. Márcia R disse:

    Tomei esse tal de Caralluma Fimbriata achando que iria perder uns 4 ou 5 quilos, que era o que eu precisava. Comprei de uma conceituada fabricação, pagando um preço absurdo, claro. No primeiro mês, nada de emagrecer, pesquisei mto aqui na net e entrei em uma comunidade onde falavam que após o terceiro mês era q fazia um grande efeito. Lá fui eu, trouxa de marca maior acreditando, comprei para mais 3 meses e não emagreci nem 1 quilo. Um absurdo, isso é que a ANVISA deveria proibir.

  5. Linda fofa disse:

    Gente eu tomei subutramina ate nao poder mais ( tanto o de farmacia como o de manipulação ) e fiquei impressionada o pq ela nao fez nenhum e digo nenhum mesmo efeito em mim ( e olha q tomei por recomendação medica ja q preciso perder 30 kg)
    nao emagreci
    nao fiquei com pressao alta
    nem mesmo com a boca seca
    dava mais efeito tomar dipirona..pelo menos fico zen

  6. Marua disse:

    Eu tomei sibutramina em 20 anos atra hoje tenho 61 anos posso tomar de novo peso 100 klos so tenho panico medo pode aumentar o poblema ou nao a duvida nao sai d cabeça por favor m responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *