Professoras são reprovadas em concurso público por serem obesas

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 04 de fevereiro de 2011

Poucos dias depois de publicarmos um post sobre a dificuldade dos gordos em conseguir emprego, surge um novo caso que reforça esse grave problema: Professoras foram reprovadas em um concurso da rede estadual de ensino de São Paulo por serem obesas.

A denúncia veio em uma reportagem da Folha de S. Paulo, que ouviu reclamações de cinco docentes de três diferentes cidades da região metropolitana paulista. Todas afirmam que seus exames clínicos não apontavam problemas sérios, mas que, ainda assim, o Departamento de Perícias Médicas do Estado as considerou “inaptas”.

O concurso do qual participaram visava selecionar 9.304 professores que começariam a dar aula já neste ano. Elas passaram na prova teórica, participaram de um curso de formação e foram aprovadas numa segunda prova. O problema veio na hora do exame médico obrigatório. Segundo o estatuto do funcionário público, um dos critérios para aprovação no concurso é a “aptidão física”, embora não fique claro exatamente o que isso seria.

Duas das candidatas, cujo IMC é acima de 40 (o que configura obesidade mórbida), afirmaram que os médicos as avisaram, no dia da consulta, que provavelmente seriam reprovadas por causa do peso, mesmo tendo sido aprovadas em todas as avaliações que atestavam suas capacidades técnicas para o trabalho. No caso delas, apesar do excesso de peso, os exames de colesterol, diabetes e eletrocardiogramas não apresentavam problemas.

Uma outra professora entre as reprovadas pela obesidade, é concursada na rede estadual há 12 anos como professora de inglês e fez o novo concurso para ter a chance de dar aulas de português. Em mais de uma década de carreira, ela afirma que nunca tirou licença por motivos de saúde.

O secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, não se pronunciou sobre o assunto, dizendo que a responsabilidade pelos exames é a Secretaria de Gestão Pública. Já a Secretaria, também preferiu não comentar o caso para a reportagem da Folha, limitando-se a afirmar que, segundo padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade pode ser considerada doença em alguns casos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contudo, afirma que que a exclusão de um candidato por causa de sobrepeso é discriminação, sendo contrário à Constituição.

Fica a dúvida: Um cadeirante, por exemplo, poderia ser reprovado num concurso público por “inaptidão física”? E um diabético? Chega a ser perigoso imaginar que pessoas possam ser arbitrariamente descartadas do serviço público por características físicas ou de saúde que não são necessariamente um problema em grande parte das profissões.

Claro que há funções que exigem determinadas condições físicas, mas não é o caso do trabalho de professor, no qual o conhecimento técnico e a experiência docente são muito mais importantes do que eventuais quilos a mais. Do jeito que as coisas vão, o futuro antigordos previsto numa crônica que escrevi ano passado corre o risco de cada vez mais deixar de ser uma paródia da sociedade para se tornar uma triste realidade.

UPDATE

Esta notícia gerou tanta discussão no país inteiro que foi parar no programa Fantástico, da Globo, exibido no dia 06/02/2011. Na reportagem, a jornalista Renata Ceribelli mostra as professoras voltando ao local onde fizeram a perícia médica tentando ter acesso ao prontuário. Depois de muita negociação, elas conseguem pegar os documentos em que se lê bem claramente o motivo da reprovação: obesidade, ou melhor, o que a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) designa sob a sigla E66 – obesidade.

Confira:

—–

Fontes:
Professoras dizem ter sido vetadas por obesidade
Alckmin diz que recusa a docentes obesas não é “questão de aparência”

Essa reportagem foi sugestão de Elder Tanaka.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

44 respostas para “Professoras são reprovadas em concurso público por serem obesas”

  1. Mário Topinho disse:

    é o cúmulo do absurdo, além da batalha que é passar em um concurso público agora ao invés de estudar teremos que tirar algumas horas na esteira também, eu então que sou gordo, baixinho e careca nem quero imaginar o futuro. Tá na hora de colocar literalmente na balança e perceber que o deve pesar mais ainda é o conhecimento.

  2. Fábio Uliana disse:

    Eu sou professor da rede federal, e quando fiz a parte de exames médicos para minha admissão, fiquei preocupado, porque sou hipertenso, e a médica da instituição ficou cheia de dedos, me pedindo laudo do meu cardiologista dizendo que eu estava apto a desempenhar as minhas funções.

    Realmente, eles não se importam com o teu conteúdo intelectual, apenas se você estará no seu posto para cumprir carga horária!

  3. Maria de Lourdes Lei disse:

    Não concordo com a reprovação das professoras, pois elas estão em plenas condições de lecionar, a aptidão física, acredito que não tem muito a ver com a sua jornada de trabalho.

    Lourdes Leite

  4. JANICE disse:

    Não acho que este caso seja preconceito.

    O motivo da reprovação das professoras "gordas', só é rotulado por elas Inventam ou imaginam um motivo para justificar o indeferimento para ingressar no cargo. O médico perito jamais revela para o candidato o resultado da perícia.( eles têe m medo de apanhar, de serem baleados,etc)

    Portanto , a imprensa se aproveita da opinião das reprovadas para fazer sensasionalismo.

    O verdadeiro motivo da recusa dessas candidatas pode ser diverso , incluindo a tal obesidade mórbida.

    Mas uma coisa é certa, professor de educação física obeso não dá! eu sou magra,mas dei uma engordadinha( Tenho 60 quilos), e não aguento ficar correndo numa quadra com a garotada,ginastica, ah que cansaço!

    A não ser dar uma bola para os alunos jogarem futebol e volei, esperando sentadinha…Isso é fácil, não precisa nem fazer faculdade para fazer isto.

    • gostei do seu comentário. Parabens pelo teor. Valeu!

    • Nilda disse:

      Eu nunca tive uma professora de Educação Física que fosse gorda.

      E o fato de serem magras não as impediu de jogarem uma ou 2 bolas pra alunas, ficarem num canto lendo o fazendo sei-lá-o-quê e deixando as alunas se virarem sozinhas, sem dar nenhuma dica de nada sobre o qeu rolava na quadra.

      Então se ser gordo é sinônimo de inaptidão e preguiça, e ser magro e ser ativo, o que eram estas professoras de EF que tive?

      Sorry, pra min tanto fazia, e tanto faz serem gordas ou magras. Professor tem que ter conhecimento e vontade de ensinar, ponto final!

      O resto é preconceito de uma administração extremamente incompetente na área de educação, que dificulta ao máximo que qualquer um dos seus funcionários faça um tratamento médico por doenças adquiridas no exercício da função e que agora mostra o seu lado preconceituoso.

      • Tizza disse:

        O fato em questão não é se existe professora de educação fisica gorda ou magra,mas sim a reprovação deprofessoras que foram reprovadas por serem obesas!

    • Sandra disse:

      Janice vou dizer uma coisa pra vc….quem sabe fazer algo ensina, agora quem não sabe dá aula de educação física, péssimo seu comentário de que o motivo de reprovação tenha sido outro, além do mais acredito que a sua formação seja péssima por isso vc não dá tanto valor a ela….

      • JANICE disse:

        Bom, Sandra, imagino que vc tb seja gordinha. Todo mundo morrendo de pena, indignado com a reprovação da professora obesa. Ninguém sabe o resultado do laudo, como a professora pode afirmar isto? E temos que cuidar a saúde, do peso,sim! A disposição de um obeso numa aula de educação física, é realmente limitada, dúvido que consiga dar aulas de ginástica, aquecimento, técnicas de esporte, sendo dinâmica e atuante!Não rola… Não estou sendo preconceituosa, mas realista. E isto independe da minha formação.

        • Sandra disse:

          Olá Janice td bem? Primeiramente, você afirmou na sua mensagem anterior que "pesa 60 klos e já sente dificuldades em correr pela quadra então dá a bola e fala para os alunos fazerem qualquer coisa…e "independente da sua formação" o que deixou claro que é alguma universidade fuleira, mas isso não vem ao caso e para esclarecer o que sinto em relação às professoras não é pena é preocupação, em ver que as pessoas concordam com um governo ausente em relação à saúde e à educação, por isso quando você diz que é realista e não preconceituosa não deveria supor que também sou "gordinha" já que fiquei do lado das professoras justamente porque isso mostra um certo preconceito da sua parte, estou enganada? Bem em todo caso, se vc verificar na reportagem uma delas alegou ver CID E66, que se refere à obesidade e ser este o motivo de inaptidão para o cargo, mente aberta, ah peso 67 klos e tenho um 1,67 se que pros padrões estou com 10 klos acima do "normal", mas quer saber não me importo….sei que se Educação Física fosse a minha área pelo menos correria com a bola e não seria ela nas atitudes inadequadas que alguns tomam com seus alunos, afinal o esporte já mudou a vida de muitos….um abraço

  5. Gustavo disse:

    Eu era gordinho e concordo com a atitude. É mais uma forma de alertar que a obesidade não faz bem a sáude e é esteticamente destrutiva.

    A fonte da obesidade pode ser tanto o hedonismo como a depressão. Ambos também conduzem às drogas. A obesidade não pode ser tratada como característica permanente, mas como estado passageiro.

    Desenvolver um blog com a alcunha de "GORDO" é fazer apologia à autodestruição. Uma realidade como essa não pode ser disfarçada em meio a piadas.

    Não adiantar retrucar! Contra fatos não há argumentos. Disfunção erétil, osteoartrite, apnéia, diabetes, câncer, hepatite, doenças cardiovaculares, asma…

    • E magro não tem nada disso?? Agora gordura virou sinonimo de burrice também. Autodestruição também está na bulimia e na anorexia…

      Se por um acaso você me provar com todas as letras, cientificamente, com estudos internacionais que magros não tem nenhuma dessas doenças que você citou ai sim eu vou aceitar seus argumentos, do contrário meu bem você viajou legal, e se esta aqui no Papo de Gordo, com certeza está no lugar errado, pois aqui é lugar de gente com autoestima, de bem com o seu corpo e tendo uma vida saudável mesmo sendo gordinho(a), pois se no seu planeta isso não é possivel, na Terra é!

  6. Ana Paula disse:

    Que vergonha!

    Não tenho mais palavras…

  7. Daigo disse:

    Foi o Roberto Justus que fez a seleção? Vi no blog das Monalisas que numa entrevista com a Marilia Gabriela, Justus disse que os gordos são pessoas com pouca inteligência e auto-controle.

    Veja : http://www.monalisadepijamas.com.br/sofa-da-mona/

  8. Bom acredito haver diferença entre ser Gordo e Obesidade Mórbida. O segundo justifica sim algumas limitações, como a impossibilidade de passar muito tempo de pé, a dificuldade de mobilidade e outros aspectos que influenciaram no trabalho mesmo que em sala de aula.

    Mas acho que o Gustavo exagerou… em Gordofobia!

    • Nilda disse:

      Até uns 12 anos atrás eu achava que Epiléticos não teriam como ter uma vida normal e que não poderiam ter filhos. Aí comecei a trabalhar com uma moça que não só era epilética, como se tornou mãe de um garotão e é a melhro funcionária do seu setor. Ela já teve ataques no trabalho, e às vezes o tem fora dele. E peloq eu sei, a única coisa que ela não pode mesmo fazer é dirigir, e apenas pelo risco que ter um ataque representaria, e não por capacidade de conduzir um carro.

      Pq estou contando isto aqui?

      Pra mostrar que muitos "conceitos" que temos sobre o que uma característica considerada doença são na verdade pré-conceitos que a prática mostra como totalmente infundados.

      • Você quer dizer que tinha preconceito com epiléticos?

        Não sei se a sua resposta era apenas para mim, mas se for o caso, peço que releia meu comentário com atenção. O que eu quis dizer que Obesidade Mórbida justificaria algum cuidado sim.

        Além de olhar mais atentamente as doenças associadas, acabamos entrando numa descrição sobre uma matéria que não conta sobre o quadro médico real das pessoas que estão reclamando.

        Ainda acredito ser complicado contratar para um trabalho de sala de aula uma pessoa com Obesidade Mórbida, muitas das atividades requerem um certo grau de mobilidade e são extremamente cansativas. Não podendo ser admitidas pessoas com obesidade mórbida ou anorexia, como foi citado anteriormente.

        • Nilda disse:

          Não posso dizer que tinha preconceito, mas com certeza se me perguntassem, antes de trabalhar com esta moça, se um epilético poderia trabalhar sobre pressão, ou ainda enfrentar uma gravidez, eu diria que era algo impossível, e que não se deveria gastar dinheiro público contratando "funcionários que claramente iriam faltar regularmente".

          Eu sei que a matéria não esclarece muito, mas não duvido nada das afirmações destas professoras, ainda mais que depois desta matéria foi revelado que desde 2009 o Ministério Público está investigando outros casos semelhantes de pessoas que passaram em concurso público e não foram admitidas por conta do peso e de haver uam circular, também de 2009, recomendando que não fossem admitidos obesos.

          E também conheço o sistema de "perícias médicas" realizadas em funcionários públicos em SP, pq sou funcionária pública e já vi pessoas que até um leigo percebia, a olho nu, sem necessidade de exames, que não estavam aptas a trabalhar, serem consideradas aptas e devolvidas a seus cargos, sob pena de exoneração se não voltassem, só pq "funcionário público é tudo vagabundo e fica inventando doença e pretexto pra não trabalhar".

          Mas quando fui admitida, o médico sequer mediu minha pressão arterial, e me aprovou sem saber que tenho histórico familiar de diabetes, hipertensão, varizes, obesidade, alcoolismo, uso de dorgas, depressão….

          Você confiaria nestes "peritos" como bons avaliadores das reais condições físicas de alguém pra exercer qualquer coisa?

  9. Arthur Felipe disse:

    Conheço muito gordo que tem aptidões físicas melhores do que magros por aí.

    Eu, com, na época, meus 136kg, desfilei à frente da ala de samba gafieira da São Lucas, no sambódromo de SP, fazendo uma porrada de firulas e cheguei mais inteiro que minha parceira mulata, corpo atlético, que morreu de cansaço no meio da avenida.

    Uma coisa é você reconhecer que a obesidade é uma doença. Eu também emagreci muito (hj peso 92kg), mas discordo MUITO de alguns comentários expostos acima.

    Beira ao absurdo a alegação de que fazer um "blog" com a alcunha de gordo é fazer apologia à autodestruição. Oras, reunir pessoas com as mesmas características é, além de uma forma de inclusão social, criar um canal para que aqueles que se sintam "diferentes" do "padrão" da sociedade encontrem pessoas com características semelhantes e possam ter discernimento o suficiente para lutar contra seu problema – ou entender que aquilo não é um problema, e serem felizes assim.

    Daí surgem as "Gordinhas Yeah Yeah", que são muito mais legais que as magrelas maquiadas que você em muita passarela aí; daí surgem aqueles gordinhos expansivos e simpáticos, que não cativam sua audiência pelos belos olhos claros, mas sim pelo jeito único e, quase sempre, divertido de ser.

    Na idéia do comentário acima, entendo então que uma Fashion Week também seria uma apologia à autodestruição. Já viram como aquelas pessoas são MAGRAS, e não soltam um sorrisinho sequer?

    Mas, na minha idéia, apologia à autodestruição é aquele Big Brother 11, isso sim… XD

    ps: Staff do PapoDeGordo, não se deixem abalar por qualquer comentário de teor duvidoso. O carinho de gordos e magros que lhes acompanham certamente lhes mostra que as coisas não são bem assim. =)

  10. EmersonMH disse:

    É pessoal, é uma questão bem complicada. O exemplo da reportagem era uma candidata com obesidade mórbida, que é considerada doença grave pelo OMS. Daí deve-se ler o edital e verificar o que será considerado ou não para os teste físicos. Muitas vezes o edital não explicita e encaminha para um decreto, lei etc.

    Por outro lado, houve erro do médico que disse que ela poderia ser reprovada por causa do peso antes dos procedimentos: isso é anti-ético e já mostra preconceito, pois as medidas não haviam sido tiradas ainda.

    Pessoalmente acho errado, pois acredito que uma pessoa obesa possa dar aulas tranquilamente, desde que não seja aula de ed. física, como foi dito aí em cima.

    Mas post do Gustavo foi uma viagem…a bad trip…

  11. Sou professora e sou obesa, ah e tenho o QI acima da média da população, mas acho que meu QI ou minha capacidade intelectual não conta né, só meu peso que vale… melhor uma professora magra e burra assim ela não vai ensinar os alunos só fugir deles quando apanhar (sim eu já apanhei de aluno e provavelmente não consegui fugir por causa do meu peso). Como disse meu amigo Toppera do Visão Histórica "Parabéns Locomotiva do Brasil". Isso só mostra que o Estado de São Paulo está pouco se lixando pra educação dos alunos.

  12. Edmilson disse:

    Ai ai o Brasil, o caso que achei mais estranho foi a professora "não apta" sendo que ela está na ativa. se for o caso o governo a aposentaria não é? ai ai controvérsias, para aula de EF eu compreendo precisar de físico, maas para portugues e ingles? acho improvavel. ja tive 50 kg, agora tenho 89, estou mais lento etc, mas posso ficar em pé e dar uma aula.

  13. bernardete disse:

    Olá,sou professora,por causa da correria a maioria dos professores estão acima do peso ou subnutridos, pois a maioria dos professores que trabalham em duas ou três escolas, públicas e particulares, o nosso único tempo é pra comer um lanche rápido em um desses fast foods, qd dá tempo. Acho que o governo deveria era investir mais em cuidar da saúde dos professores e não gastar em propagandas do governo, apostilas, depois quando não há professores para dar aulas a seus filhos, dizem que os educadores não estão preparados, estão desmotivados ou incapacitados para o trabalho. Sinceramente quem é professor hoje em dia é por amor a profissão e não pelo salário.também sou obesa já sofri vários preconceitos por causa disso,lembro-me quando comecei a dar aula +ou – 10anos atrás cheguei na escola para me apresentar a vice-diretora foi muito atenciosa pois faz tempo estava me aguardando…me apresentou a maioria dos funcionários e todos comentavam valeu reclamar pois estávamos sobrecarregados,quando me deu conta ela me levou ao banheiro dizendo que poderia começar lavando ali enquanto esperava a diretora voltar,pois só ela saberia atribuir as demais tarefas.Neste momento que me dei conta do engano falei:- sou professora!!-Você não me disse nada?

    -você tbm não me perguntou?

    Logo me apresentou aos professores e a sala de aula,não estou desfazendo da função de faxineira,pois é digna como outro cargo qualquer,só estou avaliando o acorrido só porque sou gorda a vice-diretora me considerou sem estudos…O preconceito existe em todos lugares por causa disto quase perdi a vida …Há um ano que fiz a cirurgia a médica desde do começo me era muito arrogante prepotente me humilhando dizendo que deveria emagrecer eliminei 10 kg mesmo descontente com meu peso marcou minha cirurgia da qual cometeu o erro médico esqueceram o metal é de 40 cm dentro do meu abdômen e a mesma justificou por der obesa o metal deslizou e dificultou a visualização do mesmo veja o raio-X no Youtube

  14. Diele disse:

    são varias questões a serem discutidas neste caso…

    em primeiro, isso é inscostitucional, fere a cidadania dessas professoras, existe tambem, um grave erro no edital, aptidão fisica, pode ser muita coisa, um professor cadeirante não pode dar aulas de educação fisica? um deficiente visual não pode ser professor de artes? e dar aula em pé, é uma opção de cada professor, eu, tenho 1,70 e peso 105 k, e dou aula andando, vou ate o fundo da sala e volto, tem professores que dão aula sentados, outros encostados na mesa e por assim vai. outra coisa, essas pericias são uma palhaçada, quando entrei o perito não olhou minha pressão, e me perguntou meu peso, não me pesou, não perguntou se eu fumava, usava drogas ou coisa parecida, e olha que emagreci uns 10 ou mais quilos depois disso, e se eu fosse uma sociopata, uma pedofila, isso não importaria, ele me perguntou se estava tudo bem comigo e só, disse que seria importante eu "perder uns quilinhos" e só, mas nada, olhou meus exames, ( tenho uma anemia paulatina desde de que tomei remedio para emagrecer) e ele não disse nada.

    e por ultimo, se obeso não pode, não pode fumante, não pode alcolista, não pode bulimico, não pode anorexico,não pode quem toma sol sem proteção solar, quem faz pé e mão em manicure ou tem tatuagem( pode contrair hiv dos equipamentos) quem faz sexo sem proteção, os deprimidos, os estressados, quem tem animais de estimação ( podem transmitir doenças), quem come manteiga, quem toma refrigerante, quem anda de carro, e por aí vai, quero ver quem sobre, com "aptidão fisica) para assumir o cargo.

  15. Maria Lúcia disse:

    Lamentável tudo isso. No futuro, todos podem adoecer. A professora que já tem um cargo deveria pedir aposentadoria, não é mesmo? Afinal, ela não foi considerada doente para assumir outro cargo? Então, ela tem que ser aposentada naquele que ela já tem. O que estão conseguindo com essa palhaçada toda é fazer com que os alunos fiquem debochando dos professores que estão acima do peso. Chega de desrespeito! O governo de SP está jogando lenha no preconceito contra os gordos. Avisa pra esse governador que 47% dos brasileiros estão acima do peso. Nós somos um país de GORDOS!!!! Que vergonha! Isso já virou notícia internacional. Mais uma pra eles rirem de nós lá fora.

    • Nilda disse:

      E aposto que a professora que já lecionava Inglês engordou durante os 12 anos de exercício do magistério em SP, onde professores, na maioria das vezes, só tem como opção de almoço as coxinhas/risoles/esfihas oferecidas nas cantinas escolares.

      E como disse a Ju Teófilo, no seu excelente post no Monalisa de pijamas sobre a declaração do Roberto Justus: já tentaram antes construir uma nação perfeita, lá pela déc. de 1930/1940, num país chamado Alemanha. Não deu muito certo

  16. Valmir disse:

    Se o governador de São Paulo é contra a contratação de professores obesos, então na gestão do Sr. Geraldo Alckmin não terá nenhum obeso trabalhando, vai surgir muita vaga no estado de São Paulo, e é claro que vou aproveitar e prestar muitos concursos.

  17. Bel Salles disse:

    Isso é um absurdo. Isso deveria ser passível de punição.

  18. Mi disse:

    Fiz os cursos de magistério e de licenciatura em letras, atuei como professora um tempo, conheci professora de educação física que era gordinha yeah yeah da melhor qualidade. Estudei MUITO sobre psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, teorias de educação, estrutura do ensino, didática … e isso tudo é muito mais importante do que o número que a balança mostra quando um(a) professor está se pesando!!!

    • Fabio disse:

      gordinha da melhor qualidade por que era sua amiga? porem na aptidao fisica devia dar um belo mal exemplo para os alunos, "que que ela ta falando, ela e gordinha mesmo nao fez exercicios porque eu preciso ? "

      • Mi disse:

        Não, a profª de educação física não era minha amiga. Ela era minha professora. Ela fazia exercícios e um dia da semana ela não comia nada, só tomava água. Ela é gorda por questões fisiológicas.

  19. Mauro Ribeiro do Pra disse:

    É um absurdo. Sr. Governador veja bem quem é esse Secretário da Educação , pois isso é uma idéia de merda!

  20. Leo Luz disse:

    O troll do Tio Lucio, conhecido como JOHN ROBERT, deveria ler esta reportagem para analisar o outro texto do Lucio. Talvez ele entenda que ambos são 'complementos'….

    Quanto à discriminação, esta aí novamente o Governo aparecendo na mídia pela merda que faz e tenta esconder. Triste

  21. Fabio disse:

    bom se voces querem pagar pra uma professora dessas 3 acabarem no hospital por nao aguentarem a pressao dos alunos ( o que nao sera dificil por obesos tem bem mais propen;ao a terem doen;as graves ) boa sorte eu nao arriscaria meu dinheiro nisso, prefiro um professor dentro dos limites e que cuide da saude pois quem vai pagar as dispesas medicas e o salario deles e o dinheiro publico

  22. Fabio disse:

    mais uma coisa, pessoa gordas geralmente dizem que estao gordas porque sao doentes ou seu metabolismo nao funciona bem, então elas deviam alegar que sao preguiçosas e nao fazem exercicios e provavelmente vao ser relaxadas profissionais

  23. Kelly Borges disse:

    boa noite, passando por esse site,e essa notícia se encaixa perfeitamente com meu caso no momento. Fiz um concurso público, passei para área de saúde,no 20º lugar, e foi bastante concorrido, e no momento estou apreensiva com a junta médica, estou bem acima do peso, mas nunca me interferiu em nada. mas uns anos atrás estagiava em um conceituado hospital, tudo era maravilhoso, elogios a cada situação apresentada no devido momento. Ao final meus amigos foram sendo chamada e fiquei na espera de me chamarem, mas não chamaram e quando pedi o motivo foi me dito que meu caso era “diferente”, então disse:-Porquê sou gorda que vocês não me chamam não é? E ficaram dois pra lá, dois pra cá, dizendo que não era bem assim. Fiz uma prova bastante concorrida também,passei, paguei 6 meses para fazer um curso de graduação e foi me dito, que não era o “perfil” que procuravam. Tenho total certeza de que ninguém quer ser obeso, mas nesse novo concurso que fiz, vou virá céus e terras,para ser nomeada, caso não seja, todos no Brasil saberão quem sou. Pagar por um curso e para trabalhar de graça, você pode ser até chegar de qualquer forma que te aceitarão sem dúvida nenhuma. Tenho capacidade de exercer tais funções,como fiz até hoje. Não vou colocar em risco minha vida como uma amiga fez, perdeu peso tão rápido em 6 meses, que teve que se internar e se recuperar em mais 6 meses de uma anemia profunda após uma dieta, e outra magra aceita na mesma instituição, tempinho depois teve uma trombose, ficando afastada do serviço por um longo tempo. Por enquanto,vou comendo meus integrais, minhas carnes brancas,verduras e frutas de sempre,que não é barato pra quem não está trabalhando no momento. Até mais!!!! E obrigada pela atenção de vocês.

  24. Kelly Borges disse:

    P.S. Se alguém se perguntou porque não faço uma bariátrica, respondo: Anos atrás estava tudo pronto para a cirurgia, e meu pai veio a falecer, então lá foi o plano de saúde, para inscrição no SUS,a fila é infinita e média de espera é alta.
    Tentei me inscrever e não consegui. Então vou fazendo um trabalho de formiguinha, aos pouquinhos sem sair da linha.

  25. […] Comportamento *Gordos têm mais dificuldade de conseguir emprego *Professoras são reprovadas em concurso público por serem obesas *Bullying e o Zangief Kid *Homens só pensam em… comer e dormir!? *Livro infantil fala sobre […]

  26. Maria de Fatíma Madureira disse:

    Acho tudo isso lamentável em um país onde está cada vez mais difícil educar e do outro lado temos educadores que passam em concurso e não podem exercer sua função por causa do peso, onde fica sua capacidade de ensinar?
    Será que uma pessoa com menos peso não fica doente?
    Porque não conta no edital essa clausula, assim os obesos não perderiam seu tempo e nem o valor da inscrição com esses concurso.
    Mas uma pergunta para o Secretario da Educação. O que o estado faz hoje para os professores obesos que exercem a função de professor?
    Nas escolas tem refeição acompanhadas por profissionais da área como exemplo nutricionista para os professores obesos?
    Como são tratados hoje os professores obesos pelo estado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *