Prefeitura de Recife não quer Rei Momo gordo!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 04 de março de 2011

Todo Carnaval é a mesma coisa. O Rei Momo, símbolo máximo da folia, acaba envolvido em polêmicas sobre apologia à obesidade. A confusão da vez está acontecendo em Recife, com uma “batalha” entre um Rei do Carnaval sarado e oficial contra um Rei Momo pançudo e popular.

Tudo começou quando a Prefeitura abriu o concurso anual para a eleição do Rei Momo. Logo de cara, uma novidade: diferente dos últimos 54 anos, o título do folião-mor recifense agora seria “Rei do Carnaval”. Pior: Apesar de contar com a participação de vários gordinhos, todos os 13 finalistas eram magros! Além disso, os critérios de dança e conhecimento sobre a festa foram descartados. Por fim, os concorrentes ainda tiveram que desfilar só de sunga, o que só faz sentido se a intenção é fazer um concurso para “gostosões”.

Se esses novos “critérios” já não fossem o bastante para mostrar que os gordinhos não teriam vez no concurso, o Rei do Carnaval eleito, Yuri Menezes, além de magro ainda é fisioterapeuta especializado em Pilates e possui uma academia. Nada contra fisioterapeutas e donos de academia, claro, mas isso tudo, mesmo não proposital, é bastante simbólico em relação à visão deturpada de que “gordo é doente / magro é saudável”.

De qualquer forma, não dá pra terminar com uma tradição popular por “decreto”. Pra reforçar o descontentamento com a decisão da Prefeitura, os candidatos gordinhos que iriam concorrer ao título de Rei Momo criaram um concurso paralelo com o apoio da produtora cultural Arte sem Fronteiras. Batizado como 1º Concurso do Rei Momo do Povo do Recife, um dos principais critérios foi exatamente o peso condizente com o papel a ser representado.

O eleito foi Everson Melchiades Araújo Silva, professor universitário de 116 quilos, que precisou comprovar que conhece a cultura de Pernambuco e que tem “frevo no pé”. Mesmo não contando com nenhuma premiação (ao contrário do “Rei magro”, que ganhou 15 mil reais da Prefeitura), Everson ao menos teve o prazer de receber a coroa e o cetro das mãos do Rei Momo de 2010, Ivanildo Plínio, “barrado” no evento oficial.

Infelizmente, o Rei Momo não fará o tradicional desfile em carro alegórico no Galo da Madrugada, já que o bloco é patrocinado pela Prefeitura e, naturalmente, levará o Rei do Carnaval. Porém, os organizadores do concurso popular garantem que vão fazer barulho e colocar o folião-mor gordinho no meio do povo na concentração do bloco para deixar claro qual a preferência dos recifenses.

Cá entre nós, confiram abaixo um vídeo feito após a eleição “popular” e respondam com siceridade: Um Rei Momo magro conseguiria transmitir tanta felicidade?

PS: Vale o registro de que, ao contrário de sua capital, o governo estadual de Pernambuco elegeu o humorista Leandro Hassum, um digno representante dos gordos de raiz, como garoto-propaganda do Carnaval.

UPDATE: É importante deixar registrado que o prefeito de Recife, João da Costa, declarou oficialmente que ele considera que eleger um Rei Momo gordo é apologia à obesidade. Ele ainda afirmou para o Diário de Pernambuco que “tradições que não são boas não devem ser preservadas”. Em outras palavras: A extinção do concurso oficial de Rei Momo foi sim um ato de preconceito contra os gordos da Prefeitura de Recife baseado em uma opinião pessoal arbitrária e completamente equivocada.

—–

Fontes:
Prefeitura é acusada de discriminação por causa do fim do Rei Momo
Gordinhos disputam título de Rei Momo em concurso paralelo
Rei Momo ‘sarado’ causa polêmica no Recife

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

17 respostas para “Prefeitura de Recife não quer Rei Momo gordo!”

  1. Mi disse:

    Ah, Rei Momo magro não tem graça! É como tu vestir uma roupa do Chaquinha num cara que pesa 40kg… #fail

  2. @Gustavopereira disse:

    Sou de Recife, e quando vi as inscrições para o Rei Momo na tv ainda brinquei com meu irmão. Dizendo que ele é o único acima dos 100kg (requesito para participar)

    PS: Tenho 97. HAHAHAHA

    Ai o repórter fala que esse ano poderá participar qualquer pessoa e tal.

    WUT? PRECONCEITO! KD O REI MOMO GORDINHO??? REI MOMO MAGRO É PIOR QUE PIZZA DIET.

    E Leandro Hassum nos comerciais do carnaval é hilário. hAHAHAHAHAH coloca o vídeo no post, Tio Lucio. :D

  3. Diele disse:

    tá, ano que vem a globeleza vai ser uma descente de alemães loira… cada uma que aparece… o tipo fisico do rei momo é gordo, é assim, como o papai noel é branco e gordinho, como a globeleza é negra, são signos, simbolos. E o fato de tirarem a prova sobre os aspectos culturais e sobre o samba é o que descaracteriza mais. Não é um concurso de beleza, é a escolha de uma pessoa que represente o carnaval, aqui no RS, os CTG, escolhem as "Prendas", moças que representam a cultura e a tradição, fazem trocentas provas, de historia do rs, de artesanato, de culinaria, devem ser bonitas e graciosas e saber dançar as danças tipicas, mas não tem desfile de roupa de baixo, pelo contrario, já VI moças serem desclacificadas por vestidos muito decotados, curtos ou maquiagem forte, e já vi muita gordinha parcipando, e quem geralmente ganha não é muito magra,não.Um rei momo magro é uma subversão da tradição cultural.

  4. Sandro disse:

    Adorei a idéia de criar e escolher um Rei Momo paralelo ao Rei do Carnaval. Considero um absurdo q esse ano tenhamos um "Rei do Carnaval" sarado, q precise desfilar de sunga e q não tenha conhecimento da cultura do Carnaval Pernambucano e nem frevo no pé. Mas, isso faz parte de uma idéia equivocada de ações politicamente corretas. Correto é se manter a tradição.E pensar q só os magros e sarados são saudaveis é algo realmente inaceitavel. Além disso pude ter a felicidade de ver alguém como Melchiades ser eleito Rei Momo, pois sei q é alguém com conhecimento, frevo e peso para representar com honra o papel de Verdadeiro Rei Momo do Carnaval Pernambucano. Para Mel aproveito para dizer-lhe q não tenho 15 mil reais para dar-lhe, mas tenho 15 mil beijos e abraços p lhe dar por mais essa conquista na sua vida. E para o Rei do Carnaval 2011 "oficial" digo-lhe q assim q tiver noticia das inscrições para Mister Pernambuco,Brasil,Universo ou outro concurso onde a unica exigencia for ter um corpo sarado, eu avisarei p q ele não fique sem emprego depois da folia de Momo.

  5. Ah,isso,legal!Rei Momo gordo é apologia a obesidade.Mas a Rainha Do Carnaval ter de ser magra, nada a ver com distúrbios alimentares,nunca.Não digo que todos os magros tem distúrbios alimentares,mas isso é mais socialmente aceito qua a obesidade….Triste,não?

  6. Débora disse:

    O pior de tudo é que isso virou nitidamente um concurso de beleza, já que os critérios de conhecimento sobre a festa foram excluídos. Fosse aberto realmente para qualquer um, gordo ou magro, ainda vai, mas da forma que foi feito se tornou excludente. Além disso, o carnaval é (ou era pra ser) uma festa popular, então por que a voz do povo não foi escutada? Sinceramente, o carnaval não precisa de MAIS UM concurso de beleza. Ahh, só lembrando, enquanto fazem isso em Pernambuco a escola de samba Mocidade, do Rio de Janeiro, terá um carro cheio de gordos. Acho que no blog mesmo tem um post sobre essa escola.

    • @Gustavopereira disse:

      Isso mesmo Débora. Foi aberto para qualquer peso, mas na hora que fiquei sabendo disso falei: Óbvio que o mais bonito e sarado que vai ganhar e os gordinhos vão parar de se inscrever…

      O João da Costa falou que isso era apologia a obesidade? O Lula é gordo. Eu sou gordo, mas tenho saúde.

      Enfim, ganha 15 mil reais, mas tem a obrigação de participar de 100 apresentações, logo, quem ganhou se ferrou. HAHAHAHA

      • Débora disse:

        Então Gustavo, essa história de associar, sem o menor critério, obesidade a doença já está rendendo muito discriminação. No estado de São Paulo professoras que passaram num concurso público foram impedidas de tomar posse por serem obesas. Se o gordo é inútil e doente, então acho que está na hora de pleitearmos bolsas do governo para sustentar, do contrário está na hora de empresas e até o sistema público entender que ser gordo não é necessariamente incapacitante. Aliás, essa coisa de perícia médica em concurso público precisa ser avaliada. Vê se hipertensão e diabetes são incapacitantes? A pessoa não pode assumir cargo por isso?

        Há tantas doenças mais sérias que a obesidade, como por exemplo Aids, mas quando vão falar delas fazem questão de lembrar que a pessoa deve ser incluída na sociedade, mas no caso dos gordos fazem bem questão do contrário. Isso porque tem muito gordo por aí super saudável.

        • @Gustavopereira disse:

          Eu já fui muito sedentário, mas hoje em dia sou um gordinho bem saudável. Consigo correr mais de 1km sem morrer. Quero ver muitos magrinhos fazerem isso. Quero ver um magrinho consegui andar 10km sem reclamar.

          É o falso magro saudável e o falso gordo doente. As pessoas exageram demais ao criar rótulos.

          É muito relativo. Sou gordo, mas não sou inútil. A diferença é que tenho um casaco de pele maior que faz o calor me deixar suado, mas nada além disso.

          Era bom que esse rei momo magrinho desmaiasse no meio da apresentação por causa da anemia. Ai eu queria ver qual exemplo o João da Costa está dando para a sociedade.

  7. Edmilson disse:

    Vergonhoso, simplesmente vergonhoso… adorei o movimento popular do rei do povo.

  8. Roger disse:

    Desde que as princesas e a Rainha continuem sendo umas gostosas …TANTO FAZ!!!

  9. Arthur Felipe disse:

    Se for nessa linha, vão proibir as estátuas do Buda, porque ele também é gordo.

  10. […] em comida, vamos logo para o que todo mundo quer saber: Onde comer em Recife? Apesar de ter um prefeito que não gosta de gordos, a capital pernambucana é uma cidade privilegiada do ponto de vista culinário, então não é […]

  11. Simone L. F. Guimarães disse:

    Não gostei do novo Rei Momo. O cara pode ser Rei de qualquer coisa lá. Rei do frevo, rei de qualquer coisa.

    Agora, REI MOMO, não. É um crime de teor antropológico. É o que chamamos de ACULTURAÇÃO.

    Cara sem carisma nenhum!

    Isso é um crime contra a cultura brasileira cujo Rei momo sempre foi de belas formas fortes e robustas pra expressar a beleza dos homens brasileiros que sempre foram bonitos pela barriguinha de cerveja.

    Sissi Twingle
    (Muito zangada)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *