Nossa versão pra sopa de capeletti

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 13 de abril de 2011

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Com a ligeira queda de temperatura que a chegada do outono costuma trazer na maior parte do país, o seu organismo, de maneira instintiva, começa a “pedir” por alimentos mais “pesados” que vão lhe manter mais “aquecido”. Grosso modo, é como dizer que você procura por um tipo de “comida/conforto”.

O problema é que neste momento o objetivo principal do seu organismo é acumular gordura (que é um isolante térmico natural) em quantidade suficiente para “aguentar” o inverno. É por isso que os alimentos mais calóricos parecem tão mais apetitosos e as saladas absurdamente insossas.

Mesmo assim é possível comer bem sem exagerar muito na ingestão de calorias e sódio.

Nesta nova série de receitas, vamos apresentar alguns pratos rápidos e práticos para te manter bem alimentado e ao mesmo tempo daremos algumas dicas de como diminuir os valores calóricos e amenizar o impacto disso na sua pança.

O prato de hoje é a minha versão (por influência da tradição gaúcha implantada em casa pela minha esposa) de um tradicional prato italiano: o capeletti in brodo.

Esta receita, em sua versão mais clássica (e simples) nada mais é do que o macarrão (capeletti) cozido  e servido em caldo de galinha ou de legumes.

A versão que fazemos em casa é um pouco mais completa que a clássica mas pode ser resumida à sua versão mais simples se você busca um prato com menos gorduras e calorias (no final daremos as tradicionais dicas).

Tudo esclarecido, espante a preguiça e fuja do frio esquentando a barriga no fogão!


Sopa de capeletti (4 porções)

Ingredientes:

500 gramas de capeletti de frango (massa fresca), 2 litros de água fervente, 3 batatas médias cortadas em cubos, 2 cenouras médias cortadas em cubos, 1 xícara de ervilhas congeladas, 4 cubos de caldo de galinha, 1/2 xícara de polpa de tomate, 1/2 xícara de creme de leite fresco, salsa fresca picada a gosto, sal e pimenta.

Modo de preparo:

Dissolva os cubos de caldo de galinha na água fervente.

Acrescente a polpa de tomate e, depois, o capeletti. Misture bem. Coloque as batatas e cenouras, misture, tampe a panela e deixe cozinhar até que a massa e os legumes estejam macios (lembre-se de cortar as cenouras em cubos menores que as batatas para o cozimento ficar semelhante).

Acrescente as ervilhas, deixe-as descongelarem e ficarem macias e, em seguida acrescente o creme de leite fresco. Misture bem.

Prove e, se necessário, acrescente mais sal e pimenta ou, se  por acaso o sabor ficar “forte” demais, um pouco mais de creme de leite fresco.

Acrescente a salsa picada, misture bem e sirva ainda quente.

Dicas:

Prefira usar o caldo de galinha em potinho da Knorr, com menos sódio e gordura que o caldo tradicional (apenas tome o cuidado de usar 3 potes para 2 litros de água).

Você também pode usar as versões com 0% de gordura, mas lembre-se que elas, normalente, possuem mais sódio que as demais.

Faça uma versão mais básica da sopa apenas com o capeletti e o caldo, dispensando os demais ingredientes. Mas, se achar muito sem-graça, corte as batatas e o creme de leite da receita e os valores calóricos cairão drásticamente.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Nossa versão pra sopa de capeletti”

  1. […] receita que segue rendeu um risoto de frango (receita da próxima semana), uma torta de frango e um capeletti in brodo. Ou seja, com o preparo de um caldo de galinha caseiro, foram feitas outras três receitas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *