Os melhores piores alimentos de todos os tempos!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 16 de junho de 2011

gordoderaiz

Volta e meia encontro pela internet umas relações dos “piores alguma coisa”. Recentemente, vi duas listas desse tipo sobre alimentos, uma específica e outra genérica. Elas me chamaram a atenção por um motivo simples: Os “piores” alimentos entrariam facilmente numa lista dos “melhores”. Tudo depende do ponto de vista.

Com base nessas duas listas, fiz uma compilação totalmente parcial e subjetiva dos “melhores piores” alimentos de todos os tempos. Se saúde e comilança raramente andam juntas, nada mais correto que admitir que esses alimentos são realmente ruins pra saúde, mas ótimos para a satisfação da gula. Sem contar que, se uma reportagem diz que nunca se deve comer cachorro-quente com batata frita, isso praticamente me obriga a desrespeitá-la.

10º lugar – Refrigerante
Beber refrigerante faz com que você se entupa de açúcar, cafeína e corantes artificiais. Também prejudica os rins, enfraquece os ossos e é cheio de calorias. A versão diet consegue ser ainda mais perigosa por conter aspartame, que é associado a doenças como cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia e por aí vai. O problema é que o “pssssssss” do gás escapando ao abrir uma garrafa é irresistível e a quantidade cada vez maior de restaurantes que permitem beber refrigerante indefinidamente por um preço único dificulta largar o mais gostoso produtor de arroto que existe.

9º lugar – Embutidos
Nessa categoria estão delícias como salsicha, linguiça, mortadela, presunto e salame. Nada melhor que devorar um sanduíche de presunto (ou de mortadela, se você for fã do Chaves), mas todas essas iguarias possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural, além de excesso de sódio e conservantes. Ou seja, se ingeridos em excesso, os embutidos podem aumentar os níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Colocar num pão integral não ajuda muito, mas aplaca um pouco a consciência, que é o que importa para quem prefere ficar na fase de negação.

8º lugar – Salgadinhos
Se encher de isoporitos e congêneres é um alento quando queremos um sabor salgado industrializado para equilibrar o paladar depois de devorarmos um pote de brigadeiro no fim da tarde (algo praticamente poético que todo mundo deveria fazer ao menos uma vez na vida). O chato é que salgadinhos são fontes de glutamato monossódico, que estudos recentes vêm associando a dificuldades de aprendizado, mal de Alzheimer, Parkinson e câncer. Pelo menos se você tiver dificuldade de aprendizado, não vai mais entender os estudos e vai esquecer os outros problemas que os salgadinhos podem trazer.

7º lugar – Sorvete
Sorvetes industrializados possuem altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e aromatizantes artificiais que possuem substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso. Às vezes também dá um nervoso na vista quando comemos uma colherada muito gelada de uma vez só, mas não creio que isso seja relevante diante desses outros problemas. Só que não dá pra abrir mão de sorvete, ainda mais se estivermos no verão. Eu sei que gordos costumam ficar no ar condicionado durante todo o verão, mas quem disse que um clima artificial ou naturalmente frio impede o consumo de sorvete? Qualquer coisa, é só tomar um chocolate quente junto.

6º lugar – Biscoito recheado
Temos a certeza de que nada mais é sagrado nesse mundo quando estudos afirmam que biscoitos recheados são perigosos para a saúde. Um dos maiores companheiros alimentícios dos infantes gordinhos, os biscoitos recheados têm excesso de açúcar e muita gordura saturada, favorecendo o aumento do “colesterol ruim” e a diminuição do “bom”. Além disso, eles contêm aditivos que estão associados a hiperatividade e déficit de atenção. Para provar o contrário, quando eu era criança sempre tive bastante atenção ao “desmontar” os biscoitos para fazer um especial com um palmo de recheio de chocolate e morango. Bom… Não só quando eu era criança…

5º lugar – Batata frita
As batatas fritas possuem gordura trans e acrilamida, que é uma das mais fortes substâncias cancerígenas que existem (vale registrar que os salgadinhos de batata possuem ainda mais acrilamida que a batata frita normal). O pior é que a batata frita é exatamente… frita! Curiosamente, esse é seu lado mais positivo também, já que é muito gostoso comer fritura. Faz um mal absurdo, claro, mas não dá pra comparar uma batata frita crocante e saborosa com, por exemplo, uma batata cozida na água e sal, que é uma comida, paradoxalmente, muito sem sal.

4º lugar – Churrasco
Churrasco é muito mais do que uma simples alimentação: É uma instituição! Aquela carnezinha deliciosa ao lado de coração de galinha e demais petiscos girando na churrasqueira enquanto o pessoal fica em volta conversando e colocando a mão suja pra ver se já está no ponto não tem comparação. O problema é que, nesse caso, o risco para a saúde está na forma de preparar a comilança, já que a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que são substâncias com alto potencial cancerígeno. Pra equilibrar, peça para sua esposa fazer uma saladinha pra acompanhar o churrasco (você não precisa comer, só peça pra que ela faça e a consciência já vai estar tranquila).

3º lugar – Pizza
Melhor que um rodízio de carnes, só um rodízio de pizza (ainda mais se tiver pizza de picanha e de coração, unindo o melhor de dois mundos). Felizmente, nem todas as pizzas são um problema pra saúde (ao menos em comparação com o resto dessa lista), mas boa parte das que são vendidas congeladas estão cheias de conservantes e, por serem feitas de farinha branca, causam aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Na dúvida, se der vontade de comer uma pizza, não esquente uma no micro-ondas. Vá à pizzaria mais próxima e coma logo umas dez. Vai fazer mal, mas pelo menos você ajudou a sustentar a família do pizzaiolo.

2º lugar – Cachorro-quente
Comer cachorro-quente pode aumentar em 67% o risco de câncer de pâncreas. Mas quem se importa com o pâncreas? Se bem que uma de suas substâncias, o nitrito de sódio, pode desencadear câncer colorretal e aí o buraco é mais embaixo. Sem trocadilhos. Mais ou menos. O fato é que cachorro-quente é uma delícia, além de ser um dos alimentos mais importantes para a vida de um ser humano, pois acompanha todo mundo desde a infância até a idade adulta. Nada melhor que um cachorro-quente coberto de batatinhas e acompanhado por refrigerante. Só de implicância, acrescente pizza, churrasco e sorvete na mistura. Boa sorte.

1º lugar – Bacon
Os médicos que dizem que o bacon deve ser banido devem ser banidos. A frase é confusa, mas a conclusão não: Bacon faz um mal desgraçado, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%, mas é bacon. Bacon, caramba! Não mexam com o bacon!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

16 respostas para “Os melhores piores alimentos de todos os tempos!”

  1. lu Tessera disse:

    Ahhh gente fala sério..uma pessoa que diz que bacon faz mal não pode ser levada a sério (brincadeira).. Não existe uma comida com Bacon que não seja gostosa…muita sacanagem!!!!

  2. Camila Téo disse:

    Como o Matanza prega sempre… BOM MESMO É QUANDO FAZ MAL né?

  3. EmersonMH disse:

    Ri muito aqui lendo essa coluna, e tb me instrui bastante. Agora sei que não é certo que eu morra de infarto, pois tb posso ter vários tipos de cânceres, mal de parkinson, de alzheimer etc.

    E concordo que esses médicos sejam banidos, pois quem fala mal de bacon cava mais um palmo pro inferno!!!rs

  4. Camila Vieira disse:

    Muito bacana essa coluna! Ri mto =D
    Incrível como tudo que é gostoso faz mal pra saúde.
    Pelo menos eu não gosto de bacon (vou ser excomungada, eu sei)
    então… menos mal :)

  5. @Gustavopereira disse:

    PUTA MERD4! Como tudo que tá ai toda semana. VOU MORRERRRRRRRR. Tou tentando cortar o refrigerante, tomando 1 copo por dia, mas é difícil, viu? Água parece tão pior…

    Como confiar na água? Um negócio sem cor e nem cheiro que precisa ser filtrado para poder ingerir. Deve ter algo muito sujo dentro da água, eu fico com a coca-cola pretinha mesmo.

    • Poliana Silva Chaves Alves disse:

      Gente, tudo é bom, mas a nossa vida vale mais que comida. Voces nao tem nocao do que é padecer com cancer fazendo quimioterapia. Pensem nisso.

  6. Adoro essa coluna, principalmente pr informar que as coisas boas fazem mal, e principalmente por nao dar a minima pra isso, ja que o que importa é ser feliz e gordo!

  7. Lidiane disse:

    Boa noite!

    Acompanho o site ha bastante tempo, comentei umas 2 vezes, mas como nao conheco ninguem prefiro ficar na minha. Mas dessa vez nao me aguentei…
    A primeira coisa que vejo no site eh essa lista e eu com um pedaco indecente de bolo prestigio na minha mao. Tanto chocolate que da aquele incomodo entre os olhos.

    Ri muito tambem com a lista, me incomodei com o spossiveis problemas mas ainda coloco o prazer na frente. Soh dos biscoitos recheados estou me livrando (faz diferenca?) E aquela foto da pizza(minha favorita) ta me tirando do serio!

    Meus cumprimentos a todos e adoro o site!

  8. Dango disse:

    Daí só não abro mão do sorvete e pizza (sem carne)… refrigerante, tem sido uma tentação larga-lo… carne já consegui me livrar, entao beleza.. mais da da metade da lista eliminada.

  9. Rafa disse:

    Cadê o sanduíche de mortadela nessa lista? ontem mesmo eu fiz um misto-quente de mortadela frita ;) Só meu coração que deu uma "faiada" na primeira mordida o resto foi redondo :)

  10. Lucio Luiz disse:

    O sanduíche de mortadela é citado no tópico dos embutidos :)

  11. Edmilson disse:

    Raramente como embutidos, só salsicha mesmo, nenhum outro. Não como churrasco, a salsicha que eu como fica no cachorro quente kkk, e Bacon eu tambem não como. acho que ainda tenho chance de viver mais uns dias kkkkk

  12. Carolina disse:

    O pessoal mais velho da minha família é louco por um bacon, um torresmo, e tá todo mundo firme e forte com quase 90 anos. Meu bisavô morreu com 98. Não tem nada que te mate sozinho, é tudo uma combinação de comida com estilo de vida. E esse monte de produto químico que dá até medo.

  13. Stefan Zakowski disse:

    SOCORRO!!! Não podemos comer mais nada nem vento

  14. agni bartok disse:

    como nada mais restou.. depois desta lista,
    só posso deixar meus sentimentos da mais alta solidariedade….!

  15. Lucio Luiz disse:

    […] Crônica originalmente publicada em 16 de junho de 2011 no Papo de Gordo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *