Anvisa desiste de proibir a venda de sibutramina no Brasil

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 04 de outubro de 2011

Em reunião realizada hoje, 4 de outubro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidou liberar a comercialização da sibutramina.

Essa novela vem se desenrolando há alguns anos, desde que a Europa proibiu a vinda da substância, que é utilizada em tratamentos contra a obesidade. A Anvisa já colocou a proibição da sibutramina em pauta em diversas reuniões, mas finalmente foi tomada uma decisão final.

A liberação da venda será acompanhada de regras mais rígidas, como a proibição de prescrição por período superior a 60 dias, a permissão de uso apenas por pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30 e que assinem documento comprovando que conhecem os riscos da sibutramina. Além disso, qualquer reação durante o tratamento deverá ser notificada.

Atualmente, o Brasil responde por mais da metade das vendas de sibutramina em todo o mundo (3 toneladas da substância, de um total de 5,6 toneladas). A venda da substância é proibida nos nos Estados Unidos e na União Europeia, além de Argentina, Uruguai e Colômbia, entre outros países.

Na mesma reunião, três outras substâncias também utilizadas como moderadores de apetite foram proibidas: dietilpropiona, femproporex e mazindol.

—–

Fonte:
Anvisa libera comercialização de sibutramina

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

22 respostas para “Anvisa desiste de proibir a venda de sibutramina no Brasil”

  1. Flávia Pomper disse:

    Essa Sibutramina quase me matou. Na verdade a médica que me receitou.

    Quando fui ver minha pressão tava pra lá de 16 e tanto… já tinha tendência e a médica não alertou, muito menos contra indicou o uso da sibutramina. Agora ela desencadeou uma hipertensão que eu não tinha, me impede de fazer esforço físico, me impede de tomar qualquer tipo de inibidor de apetite, assim dificultando o processo de emagrecimento que já é difícil por si só. Tomem cuidado, se forem tomar, acompanhem mesmo com um médico e fiquem de olho na pressão!

    Um beijo equipe PDG, vcs são ótimos ;)

    • jo disse:

      Fiz o tratamento com a sibutramina,e não senti nada desses absurdos q dizem por ai,pelo contrario emagreci 13 kl e ele me fez muito bem a minha alto estima aumentou,e fiquem super bem disposta,agora se proibir quero ver quantas drogas o obeso vai ter q tomar,primeiro um para depressão,outro para diabetes,fora para colesterol, trigliceris e etc.

      • MARIA disse:

        Fiz o tratamento com a sibutramina,e não senti nada desses absurdos q dizem por ai,pelo contrario emagreci 20 kl e ele me fez muito bem a minha alto estima aumentou,e fiquem super bem disposta,agora se proibir quero ver quantas drogas as pessoas vão ter q tomarem, e ainda porcima sem ter resultado nenhum, pois eu tomei e gostei e me dei foi bem.

  2. Lala Mendes disse:

    Eu já tomei, e não aconteceu nada demais comigo, além dos efeitos colaterais esperados. Muita cede e um pouco aérea. Nem tive a prisão de ventre que dizem que pode dar.

    Nunca fui gorda, mas tomando corticoide ganhei 10 kg. Consegui perder metade só com esparadrapo na boca! Mas os primeiros 5 kg são fáceis, daí eu estagnei. Então meu endrocrino me receitou sibutramina.

    Minha mãe é médica, e ela mesma, antes da Anvisa, me proibiu de tomar. (risos) Disse que quando tomou teve uma sensação de morte iminente.

    De qualquer jeito eu acabei tomando, porque eu queria perder peso e perdi.

    Sinceramente, pra mim foi excelente!

    Ainda bem que estão com essas frescuras agora que eu já parei de tomar. E como AGORA, eu sou apta da alimentação saudável, não como carne (porque eu odeio, assim como o Lúcio não gosta de feijão), não voltei a ganhar peso.

  3. Nilda disse:

    Deveriam também proibir endocrinologistas de receitarem fluoxetina feito água e sem explicar os efeitos colaterais para os pacientes.

    Se bem que já é proibido fazer isso com todos os remédios, mas eles continuam "esquecendo" de esclarecer os pacientes…

  4. Carolina disse:

    Eu acho muito complicado opinar leigamente. Na vida real, todas as pessoas que conheço que usaram engordaram de novo um tempo depois que pararam. Hoje li no jornal o depoimento de uma mulher que tinha acabado de emagrecer e parado de usar ha 1 mês (depoimento não muito válido, faz pouco tempo) e uma que usava outro inibidor que foi proibido há 35 anos e pretendia usar para sempre. Eu pergunto: é normal usar para sempre? É uma alternativa? Não faz mal? A imagem que eu tenho dos inibidores é que ou se usa para sempre ou engorda de novo. Não sei, precisaria da opinião de médicos especialistas.

  5. Carol Marinho disse:

    é meio sem noção esse estardalhaço todo.

    eu tomo sibutramina e nada além de umas poucas palpitações..

    sei lá.. axo meio dramático e desnecessário.

  6. Qualquer proibição radical de remédios não é legal. Por uma minoria que abusa outros são prejudicados. Acho que as pessoas deviam assumir o risco do consumo da substancia mas não serem proibidas de usar.

    Abç

  7. cacau disse:

    Obesidade é considerada uma doença, a colega ai de cima disse que é estranho um remédio sser tomado a vida toma, então digo

    O que seria dos cardíacos, hipertensos, diabéticos da vida?

    Não acho estranho se tomar um remédio para que a "doença de obedidade" seje controlada

  8. Cledjane disse:

    Oi tdo bem a todos.

    Stou muito feliz por ter conseguido emagreçer 12 kilos. Tomei 60 capsulas de Sub.

    e não tive nenhum efeito colateral.

    Já fazem 2 meses que paraei e estou conseguindo manter meu peso.

    Vou voltar a fazer o tratamento e tentar perder mais 8 kilos.

    Ah estava com 80k agora 68k.

  9. […] da decisão mais recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu as substâncias femproporex, mazindol e anfepramona, o CFM entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal solicitando que a decisão fosse […]

  10. Sonia disse:

    Pessoal, temos que nos unir, e não apenas criticar. Juntos somos mais forte. Assine:
    Abaixo-assinado NÃO A TOTAL PROIBIÇÃO DOS INIBIDORES DE APETITE NO BRASIL. É uma petição pública.É só entrar no site!
    E boa sorte pra todos nós!!!

  11. adriana disse:

    Ah, tomo sibutramina há 6 meses. Já sai dos 3 digitos, estou com 98Kg. Tem efeitos colaterais, deve-se ter um acompanhamento médico criterioso. Como emagreci a minha pressão tem diminuido a cada mes, o que foi bom.Estou cuidando da alimentação também é claro. É melhor que anfetamina, pois quando se para de tomar não se sai comendo demais. Outro ponto positivo é que não emagrece rápido como a anfetamina, não fica-se tão flacida e dá pra trabalhar melhor o emocional, pois com anfetaminas em um mes de muda o corpo demais e se volta a engordar pq na nossa cabeça a imagem não muda.

  12. adriana disse:

    Não tive medo de morte subita, pq já estava em risco antes. Foi uma alternativa de saúde. Se não parasse de engordar ou não emagrecesse era pior. Não tive medo da proibição, pq compro por indicação médica.Mas não recomendo q ninguem compre por conta propria ou tome se não for a última alternativa.

  13. karla martins disse:

    OI,sou karla estou fazendo um tratamento,para emagrecer 10kls,e o médico me recomendou que eu tomasse sibutramina mas estou com um pouco de medo.tenho que emagrecer 10 kls para fazer uma cerurgia de redução de seios.EU agora estou pesando 82kl tenho que chegar nos 70kl para operar.Peso a DEUS,que me ajude,só ELE para me dar força e coragem.

    UM grande abraço a todos!!!!!! karla.

  14. rosemari disse:

    olá perdi 15 k em 3 meses tomando sibutramina e com dieta é claro mas tudo controlado com meu médico adorei o resultado enão tive nenhum efeito colateral.

  15. Nael disse:

    Estou tomando subutramina fazem 15 dias. perdí 5 kilos, mas estou fazendo exercícios fisícos tb. Não estou sentindo nenhum efeito colateral. Pretendo perder somente mais 5.Minha alto estima ta melhorando muito.

  16. […] – COMENTAR Tweet Depois de várias polêmicas com a sibutramina (incluindo uma tentativa de proibir sua venda no Brasil) e com vários remédios para emagrecer, era de se esperar que não surgissem novos medicamentos do […]

  17. […] de cogitar a proibição da venda de sibutramina e, depois, voltar atrás, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu liberar de vez o comércio da […]

  18. […] de proibir alguns inibidores de apetite e liberar a sibutramina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou outra decisão importante para quem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *