Os 50 maiores gordos das animações: Eric Cartman

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 26 de outubro de 2011

Ele é gordo, mal-educado, racista, ególatra, violento, machista, preconceituoso e tão politicamente incorreto que faria o Rafinha Bastos chorar em decúbito fetal. E tem apenas oito anos! Estamos falando de Eric Cartman, aquele que, contra qualquer bom senso, é o mais amado personagem de South Park!

O quarto colocado da lista dos maiores gordos das animações consegue reunir em um único lugar tudo o que de errado se poderia esperar de um ser humano. Pra começo de conversa, o rapaz é fã de Hitler (especialmente de suas opiniões sobre os judeus). Apesar disso, é considerado um dos mais icônicos personagens da TV de todos os tempos. Dá pra entender: sua personalidade “do mal” combina com as aventuras bizarras daquela turminha do barulho.

Tudo começou em 1992, quando dois malucos chamados Trey Parker e Matt Stone, que eram colegas na Universidade do Colorado, fizeram uma animação incrivelmente tosca usando papel, cola e uma câmera de 8mm. A história mostrava quatro meninos que falavam muito palavrão dando vida a um boneco de neve que começa a matar todo mundo e acaba sendo derrotado por ninguém menos que Jesus Cristo. Essa animação, chamada The Spirit of Christmas, de algum modo chegou a Brian Graden executivo da Fox, que deu 2 mil dólares aos rapazes para fazerem uma nova versão do curta para ele dar de “cartão de Natal” a seus amigos.

Uma espécie de “rascunho” do Cartman já aparecia no vídeo de 1992, porém era chamado de Kenny e teve uma morte horrível. No novo vídeo, feito em 1995, os personagens já eram iguais aos que conhecemos hoje, com o sempre assassinado Kenny passando a ser o menino de jaqueta laranja e o gordo se tornando o Cartman que a gente conhece. A insanidade do curta (nessa segunda versão, Jesus luta com Papai Noel) agradou a tanta gente que, em 13 de agosto de 1997, estreava South Park com a história de uma sonda anal colocado no… ânus… de Cartman (vale a curiosidade de que esse foi o único episódio da série feito com papel e cola – os criadores viram que isso daria um trabalho do cão e passaram a fazer tudo no computador).

Eric Cartman sempre foi polêmico. Já matou dezenas de hippies para evitar que eles contaminassem a cidade (palavras dele!), já fingiu ter deficiência mental para competir em uma olimpíada especial (ao contrário do que esperava, perdeu tudo o que disputou) e até já salvou o futuro de ser dominado por facções de ateus em guerra santa (não faz sentido, mas faz). Porém, seu “grande momento” foi quando, para se vingar de um rapaz que o enganou para ficar com seus 16 dólares, elaborou um plano de vingança simples: Fez com que os pais do garoto fossem assassinados por engano, os triturou e preparou uma sopa com seus restos mortais, dando-a para seu rival comer diante de toda a cidade.

E ainda acham que Bart Simpson é um mau elemento só porque corta cabeças de estátuas…

O fato é que Cartman, a despeito de seus desvios de comportamento, é um gordo-padrão. Adora se empanturrar de comida enquanto está esparramado no sofá e garante que não está tão obeso assim (os ossos que são grandes, oras). Se não fosse sua, digamos assim, sociopatia, ele até poderia ser considerado um modelo a ser seguido. Sua tara por comida é tanta que, em um episódio, chegou a enganar seus amigos para roubar todas as peles do baldão de frango frito que estava na cozinha. E todo mundo sabe que só os piores seres humanos roubam a pele de frango alheia.

Apesar de todas as polêmicas, não dá para negar que South Park não seria produzida ininterruptamente há tantos anos se não tivesse arregimentado uma quantidade enorme de fãs, como Tom Cruise, o presidente do México e células terroristas. E Cartman tem papel fundamental na transformação de um curta tosco e bizarro em uma série também tosca e bizarra, mas inacreditavelmente divertida.

—–

Para conhecer melhor o personagem:


South Park e a filosofia

(livro com estudos sobre as questõe filosóficas apresentadas em South Park. Sério!)

South Park: maior, melhor e sem cortes

(o ótimo longa-metragem baseado na série – e único DVD do desenho lançado no Brasil)

South Park: Hits 1

(seleção dos melhores episódios da série, com destaque para Eric Cartman – importado)

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 50 maiores gordos das animações

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Os 50 maiores gordos das animações: Eric Cartman”

  1. Eu já roubei a pele do frango frito dos amigos… me senti um monstro agora.

  2. […] – Homer Simpson 2 – Fred Flintstone 3 – Peter Griffin 4 – Eric Cartman 5 – Shrek 6 – Russell (Up – Altas Aventuras) 7 – Pumba (O Rei Leão) 8 […]

  3. Mi disse:

    “On my God, they killed Kenny!”
    “You bastards!”

  4. Thata_poa disse:

    Amei muitoooo esse post do Tio Lucio ;)

  5. André Zuil disse:

    Eric Cartman é GÊNIO! “South Park” deveria passar, um dia só, no horário nobre da TV aberta do Brasil, as pessoas iriam perceber que a piada do Rafinha Bastos foi coisa de bebê, perto dos devaneios do Eric e das mortes do Kenny, vide o episódio da Apple, do começo dessa 15ª temporada.

  6. KellBonassoli disse:

    South Park é muito legal. Principalmente os episódios temáticos (LOTR por exemplo)
    Cartman é um bocudo. Morro de rir quando lembro do ep que ele virou cantor Gospel.
    E quando ele canta Poker face??? http://www.southparkstudios.com/clips/254168/go-and-hug-a-tree
    E claro.. surtando: “You will respect my Authori-tah!”

  7. André Zuil disse:

    Hehe Menção escrota ao episódio do foguetinho! Assistam e fiquem perturbados! #SouthPark

  8. Matheus Merlo disse:

    aaah , ele é pior do que eu , gordin filha da puta , caramba , sou fã do Cartman , ele odeia oq eu odeio , judeus , comida saudavel , adora deixar a mulher na cozinha ( machismo ) , n sei se ele odeia preto , ai ele seria perfeito .

  9. […] – Homer Simpson 2 – Fred Flintstone 3 – Peter Griffin 4 – Eric Cartman 5 – Shrek 6 – Russell (Up – Altas Aventuras) 7 – Pumba (O Rei Leão) 8 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *