Os 50 maiores gordos das animações: Peter Griffin

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 27 de outubro de 2011

Adivinhe quem é: Ele é gordo, burro, tem uma família disfuncional e faz sucesso na TV. Errou! Mais uma dica: não é amarelo. Agora, sim, estamos falando de Peter Griffin, o patriarca insano de Uma Família da Pesada e terceiro colocado entre os maiores gordos das animações.

Isso me lembra uma vez que eu vi Elvis Presley cantando Besame Mucho enquanto fugia da gangue dos dobermans…

Tudo começou em 1995, quando Seth MacFarlane criou um curta de animação como trabalho de conclusão de curso na Rhode Island School of Design. A história, chamada The life of Larry, versava sobre um senhor de meia-idade que tinha um cachorro intelectual. Seth enviou o desenho para a Hanna-Barbera, que o contratou. Ainda foi feita uma sequência do curta em 1996 e, no ano seguinte, o desenho apareceu em um programa do Cartoon Network que apresentava animações inéditas.

Isso me lembra uma vez em que comprei um unicórnio falante que cometeu suicídio quando descobriu que era um jumento castrado…

Os executivos da Fox viram o desenho e acharam que ele tinha potencial. MacFarlane foi contratado, pegou os personagens, mudou seus nomes, aparência e tudo o mais e, com 50 mil dólares na mão, fez o piloto de uma série chamada Family Guy, protagonizada por um gordo incrivelmente burro. Claro que muita gente notou algumas semelhanças com outro gordo burro que também tinha um desenho animado na Fox, Homer Simpson, mas é fato que o famoso pai do Bart, mesmo sendo inconsequente, jamais faria coisas como esconder um amigo nu embaixo da roupa para fazer sexo com outra mulher sem trair a esposa ou explodir um orfanato sem querer só porque estava brincando com um lança-foguetes.

Isso me lembra uma vez em que assisti na TV um comercial com os integrantes do Roupa Nova espancando-se uns aos outros para vender roupa…

Ainda assim, as piadas sobre as semelhanças entre os personagens é constante. Tanto em Uma Família da Pesada quanto em Os Simpsons já apareceram várias “espetadas” aos colegas, como em um episódio de Haloween em que Homer encontra vários clones seus de outras dimensões e, entre eles, está Peter. Naturalmente, as brincadeiras são muito mais pesadas do outro lado (pergunte para a Marge sobre como ela relaxou e gozou num ataque do tarado Quagmire, por exemplo – com direito a infanticídio!). Mas como todo mundo é da Fox, tá em casa.

Isso me lembra uma vez em que vi o presidente da Guatemala disputando uma partida de futebol contra marcianos em Roswell…

Peter é um norte-americano típico, que tem ascendência irlandesa, um pouco de sangue africano e alemão, misturado com espanhóis, ingleses e judeus e que nasceu no México após uma tentativa mal-sucedida de aborto. Ele adora comer e beber (por sinal, ele é especialista em beber até as órbitas dos olhos saltarem ou a cabeça explodir – literalmente, não pergunte como) e assume sua gordura de maneira tranquila. Além disso, tem uma esposa gostosa que é tarada por seus peitinhos de obeso. Um cara a se invejar, certo? Se você ainda precisa de motivos, aí vai mais um: Quem seria capaz de não admirar um homem que compra um barco e põe o nome de S.S. Mais Poderoso que Superman, Batman, Homem-Aranha e o Incrível Hulk Juntos?

Isso me lembra uma vez em que pesquei uma sereia no rio Tietê, mas tive que devolvê-la ao mar após apanhar do Bob Esponja…

Uma Família da Pesada chegou a ter seu cancelamento anunciado para 2001, após sua segunda temporada, mas a pressão dos fãs garantiu que ele continuasse até 2004, quando encerraram sua produção. Contudo, a audiência das reprises e a venda de DVDs foi tão boa que ela voltou já em 2005 e está garantida até 2015 (por sinal, em um especial parodiando Star Wars, eles dizem na maior cara-de-pau que os executivos da Fox são uns imbecis pelos cancelamentos anteriores – confiança no próprio taco taí).

Isso me lembra uma vez em que um fã do Papo de Gordo tentou atropelar o Dudu, mas acabou matando John Lennon.

A característica mais famosa da série são os flashbacks que não fazem nenhum sentido e não acrescentam nada à trama. Peter pode estar, por exemplo, em um curso de reabilitação de bêbados e cortar para uma lembrança de quando ele arrancou o próprio braço para sacanear seu eu futuro (se bem que isso pode ter acontecido com outra sequência, mas quem se importa?). Isso foi satirizado em um episódio de South Park, no qual Eric Cartman, que odeia Uma Família da Pesada com todas as forças exatamente por causa disso, descobriu que os roteiros eram feitos por peixes-boi em um aquário gigante que escolhiam aleatoriamente bolas com temas díspares que deveriam ser unidos em uma esquete nonsense.

Isso me lembra uma vez em que comprei um pacote de sucrilhos e fui devorado por um tigre de bengala…

Esse é Peter Griffin. Um gordo maluco com opiniões politicamente incorretas e protagonista de uma série que não faz nenhum sentido, mas que é adorada por muita gente. Só não dá pra falar mais sobre ele porque acabou de aparecer do nada um galo gigante e os dois começaram a cair na porrada um com o outro. Acho que isso deve durar algumas horas…

—–

Para conhecer melhor o personagem:


Uma Família da Pesada – 8 temporadas

(box que traz as oito primeiras temporadas da série)

Uma Família da Pesada – 9ª temporada

(a mais recente temporada a sair em DVD)

Trilogia Uma Família da Pesada

(os três filmes que parodiam a trilogia clássica de Star Wars)

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 50 maiores gordos das animações

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Os 50 maiores gordos das animações: Peter Griffin”

  1. Um tempo eu usei o meu avatar de peter matrix! Muito legal a serie! Ele merece a colocação! Não tem quem ganhe do home e o fred!
    Bené

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *