Videogame antigordo

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 03 de dezembro de 2011

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Uma das melhores gordices do mundo é ficar largado no sofá jogando videogame e comendo salgadinhos com Coca-Cola. Claro que isso poderia deixar o controle todo melecado de gordura, mas os gordos profissionais sabem como evitar esse problema de forma elegante: É só limpar a mão na camisa a cada vez que encher a boca de colesterol industrializado.

Essa tradição de sedentarismo sem culpa (afinal, tecnicamente estamos fazendo exercícios, só que através de um avatar eletrônico) vem desde o longínquo passado do Atari. Qualquer gamer acima dos 30 lembra com nostalgia que o mais próximo de esforço física que fazíamos era na hora das provas de corrida do Decathlon (se bem que eu sempre parava de jogar antes dos 1.500m, que cansava muito no sprint final).

Só que os tempos são outros. Tudo começou com o Wii, cujo joystick com reconhecimento de movimentos já promoveu até emagrecimentos! Confesso que até comprei o aparelho da Nintendo e cheguei a me divertir jogando boliche e tênis, mas quando acordei no dia seguinte com mais dores do que depois de voltar pela sétima vez à academia, resolvi me limitar ao Mario Kart, cujo único esforço é ficar girando um volante. Ao menos dá pra fazer isso sentado no sofá e com um botão de pausa fácil de apertar a qualquer momento para comer uns cheetos.

Wii, contudo, já é coisa do passado. Hoje, o cúmulo do videogame antigordo é o Kinect. Para jogar com ele, não basta balançar o braço que segura o joystick, mas sim mexer o corpo inteiro, já que o ditocujo capta todos os movimentos da pessoa sem precisar de controle. Por essas e por outras, nunca me animei a comprar um (até porquê ele é feito para o X-Box e eu tenho um Playstation, cujo joystick que “lê” movimentos eu me recuso a comprar porque parece uma fantasia de vaga-lume em forma de consolo).

O Kinect é tão assustador que eu fugia até dos aparelhos de demonstração nos shoppings. Minha alma gamer ficava tentada a experimentar os jogos, mas meu espírito gordo me impelia para longe daquela caixinha infernal. Afinal, quem em sã consciência pagaria o mico de ficar pulando como um maluco no meio de centenas de pessoas?

O destino, contudo, é um ser cruel e maquiavélico. Quis ele que eu me deparasse com um Kinect e não tivesse como fugir de sua ânsia exercicística. Tudo ocorreu tão rápido… Estava visitando umas pessoas… A bateria do meu iPad acabou antes de eu terminar Angry Birds… Muita gente apareceu dizendo “vem jogar, vem jogar”… Quando dei por mim, estava diante de um X-Box pulando, girando e rebolando diante de um jogo de dança!

Sim, amigos, confesso que pequei! Eu me exercitei diante de um Kinect. O pior é que o bicho não se satisfaz em deixar você cansado. Ele também garante a humilhação. Disfarçado de simpáticos personagens chamando você para dançar, ele filma seus movimentos e mostra tudo de forma assustadora. Eu não me senti bizarro quando fiz os passos da lontra manca, do pássaro capturado e da onça resplandescente (ou algo do tipo), mas quando me vi depois nas cenas pós-jogo, achei que estava vendo um Rei Momo com overdose de metanfetamina (ninguém filmou nem fotografou, não adianta pedir pra ver, seu maníaco).

Naturalmente, no dia seguinte eu estava um caco. Por incrível que pareça, eu até tinha ido bem no jogo nas primeiras vezes. Contudo, quando tentei dançar novamente (o negócio vicia, por isso não se deve nem começar), mal conseguia levantar os braços de tão detonado que estava. Felizmente tinha um Gears of War perdido por lá e, quando todos saíram, desliguei o Kinect, conectei o controle normal e fiquei matando meus inimigos confortavelmente sentado no sofá.

Entre um fuzilamento e outro, refletia filosoficamente sobre o sentido da vida. Defitivamente, não sei mais o que esperar do futuro quando nem mesmo os videogames são um porto seguro para os gordinhos preguiçosos. Eu quero jogar futebol e lutar contra alienígenas sem me mexer! isso é pedir muito? Devolvam meus videogames sedentários!!!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Videogame antigordo”

  1. Rafael Holanda disse:

    Na verdade as fotos tiradas pelo Kinect, dependendo do jogo, ficam no servidor da produtora.

    o Kinect Adventures é assim.

    Quer dizer então @lucioluiz , que as suas fotos jogando ainda existem, e por isso você deveria ir atrás e divulgá-las. hahahaha

  2. […] mais sinônimo de gordos esparramados no sofá jogando Pac-Man. Desde que lançaram o Wii Fit e o Kinect, os gordinhos sofrem para manter sua forma diante de jogos que exigem atividades físicas além de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *