O prato mais típico da culinária carioca não é a feijoada: é o biscoito Globo!
Seja na praia, no Maracanã, num engarrafamento ou no meio de um tiroteio, é certo que terá um ambulante vendendo as versões doce e salgada do mais clássico biscoito de polvilho do mundo.
Com a mesma fórmula, o mesmo processo de produção e até a mesma embalagem de papel cheia de poluição visual desde 1955, o biscoito Globo foi criado dois anos antes pelos irmãos Milton, Jaime e João Ponce em… São Paulo.
Eles acabaram se mudando para o Rio porque os cariocas adoravam aquele biscoito e porque é mais legal falar bixxxcoito que bissscoito.
Hoje, eles contam com uma rede de distribuição gigantesca formada por centenas de ambulantes, já que não possuem nenhum vendedor contratado. E nem precisam.
Todo dia, os ambulantes enfrentam uma fila monstruosa e concorrida na rua do Senado, no centro do Rio, para comprar vários pacotes a 35 centavos cada. Como vendem por 1 real, têm um lucro de 187%!
O biscoito Globo – mais conhecido por “Olha o Grobo” – faz parte da história e da cultura do Rio de Janeiro. Se você vier ao Rio e não visitar o Pão de Açúcar ou o Cristo, é perdoável. Agora, deixar de experimentar o biscoito Globo, é um crime!
—–
Momento cultural originalmente apresentado no Papo de Gordo 73 (Turismo gastronômico: Rio de Janeiro)